Brasil,

A importância dos sistemas de desumidificação de ambientes internos

Por: Ivan Romão em coautoria com Marcelo Mesquita e Rafael Dutra *

Mofo, umidade e infiltrações são inimigos que podem causar bastante estrago. Por isso, manter os ambientes bem ventilados e se possível com um eficiente sistema de desumidificação é a melhor forma de combatê-los.

Os sistemas de desumidificação têm como finalidade retirar a umidade dos ambientes. Os locais podem ter diversas fontes de umidade, como pessoas, água líquida de diversas fontes, ar externo da renovação do sistema de ar-condicionado e infiltrações. Em algumas situações, o ar proveniente de fora pode ser responsável por entre 50% e 80% da carga úmida do lugar e, se o sistema de ar-condicionado não for projetado para lidar com essa carga de umidade de forma adequada, o ambiente terá umidade relativa elevada. Assim sendo, sistemas auxiliares podem ser adotados para complementar a capacidade de desumidificação.

Sempre que forem constatadas altas cargas de umidade, faz-se necessária a instalação de equipamentos para desumidificação. Estes devem ser dotados de dispositivos de leitura e controle da umidade ambiente para não reduzir a umidade relativa e causar desconforto e problemas de saúde. Caso o sistema de ar-condicionado não seja bem dimensionado para o ambiente, o ressecamento pode ocorrer.

Os desumidificadores têm umidostato, um mecanismo do sistema de climatização que mede o percentual de umidade relativa e regula a capacidade de desumidificação do sistema, controlando os níveis necessários para cada processo.

Pode-se dizer que não existem desvantagens em relação a esses sistemas. E, como vantagens, a prevenção da proliferação de microrganismos como fungos (responsáveis pela formação de bolor e de mofo), bactérias e ácaros. Além disso, auxiliam na preservação de equipamentos, prolongando sua vida útil, protegem metais contra a ação de ferrugem, entre outros benefícios.

Nos últimos tempos, em decorrência da pandemia da covid-19, muito se tem falado a respeito da qualidade do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os valores de umidade do ar devem ficar entre 40% e 70%. A recomendação da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers – em tradução livre, Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-condicionado) é que o controle seja feito entre 40% e 60%. Um estudo em um supercomputador japonês mostrou que a umidade pode ter efeito grande na dispersão de partículas de vírus, aumentando o risco de contágio de coronavírus em ambientes fechados e secos durante os meses de inverno.

Em resumo, o cuidado em ambientes internos é necessário sempre, seja pela qualidade do ar, seja para combater a disseminação de ácaros, mofo, fungos e bactérias, evitar infiltrações ou até mesmo o novo coronavírus. Devemos ficar atentos.

*Ivan Romão é gerente da Febrava, a principal feira da cadeia AVAC-R – www.febrava.com.br; Marcelo Mesquita é Secretário Executivo DN Qualindoor; Rafael Dutra é Coordenador de Aplicação Trane Technologies

Sobre a Febrava

A Febrava é a principal feira da cadeia AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração), tratamento da água, ferramentas e EPIs, da América Latina, e terceira mais relevante do mundo. O evento acontece a cada dois anos e traz as principais novidades e tendências do setor. Além do evento físico, a feira disponibiliza soluções digitais para que técnicos, instaladores, varejistas, distribuidores, engenheiros, projetistas e demais profissionais desse setor, mantenham-se atualizados o ano inteiro. A Febrava é realizada pela RX, principal organizadora e promotora de eventos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo