Brasil,

Autor e filósofo clínico, Beto Colombo se reinventa após Caminho de Santiago de Compostela

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Raicoski
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Conheça o despertar e a nova jornada do ex-empresário que deixou a carreira corporativa para se dedicar à filosofia, psicoterapia, mentorias, palestras e a escrever livros.

Depois de 17 anos à frente da Anjo, uma das maiores empresas brasileiras do ramo de tintas, Beto Colombo descobriu que ser empresário não era mais sua vocação. "A partir deste momento, comecei a ‘voltar para casa’", comenta ele. Que acrescenta: "Quando, existencialmente, você não está bem no seu lugar, provavelmente aquele não é o seu lugar".

Beto conta que desde criança tinha aptidão epistemológica e, especialmente, para ser um cuidador. Aos dez anos de idade, tentou entrar em um seminário e fazer a formação sacerdotal. Porém, por questões financeiras, sua família optou que ele estudasse em escola pública. A história do empresário começou a mudar quando ele alcançou sua independência financeira. Colombo disse que ingressou no curso de Teologia e Filosofia na Diocese de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina. E em seguida, com 21 anos, casou, e precisava de uma fonte de renda para sustentar a família. Por necessidades financeiras, então, optou por empreender no ramo de complementos automotivos e mais uma vez ficou distante de sua vocação.

O empresário relembra que o seu despertar de forma prática foi acontecendo aos poucos, "já que minha alma clamava por isso desde infância", como relatou. E este despertar veio à tona, primeiramente, com a música. Depois, por meio da literatura e, por fim, com o esporte e as trilhas. Mas, o insight principal ocorreu após fazer o Caminho de Santiago de Compostela em 2007, trilha milenar de 819 quilômetros entre Saint-Jean-Pied-De-Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha. "A pequena dúvida que ainda existia se foi por completo. Foi lá, durante a jornada de 30 dias que tive a certeza de que estava existencialmente "fora do lugar"", recorda Beto Colombo.

Ao retornar muito mexido do Caminho de Santiago e bastante motivado para se transformar espiritualmente ainda mais, Beto ingressou como aluno ouvinte na disciplina "Análise" no curso de Psicologia na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), quando ocorreu uma forte conexão. Em março de 2007, Colombo estava matriculado e apaixonado pelo conteúdo da teoria Junguiana. Esta experiência na academia foi a gênese da sua jornada em filosofia clínica.

De acordo com Beto, a filosofia clínica é um método terapêutico que utiliza o saber filosófico desde os gregos até os dias de hoje. Sendo assim, cada filósofo defendeu sua tese a partir daquilo que ele acreditava. O especialista explica que alguns desses filósofos, possivelmente, não se deram conta de que aquilo em que eles acreditavam funcionava para eles, e que, possivelmente, não dava certo para todas as pessoas.

Para nós, filósofos clínicos, o outro é sacralidade, é solo sagrado, e, sendo o outro sacralidade, para irmos ao mundo deles, "precisamos tirar nossas sandálias, temos que nos despojar dos nossos pré-juízos de nossas verdades prontas e agendadas em nosso intelecto" afirmou Colombo. Agindo assim, resume, estamos diante da singularidade. E, para a filosofia clínica, diante do outro eu, ou seja, "só sei que nada sei" sobre aquela pessoa que está diante de mim.

Vida após o despertar

O filósofo clínico, Beto Colombo, atua como professor, psicoterapeuta, mentor, conselheiro, palestrante e escritor.

Atualmente é professor titular do curso de pós-graduação em Filosofia Clínica na Unesc e atende como psicoterapeuta em consultório focado em clínicas filosóficas. O também empresário continua atuando nas organizações, mas como conselheiro empresarial e exercendo atividades voltadas para a segurança psicológica e mentoria para empresários, executivos e profissionais liberais. Beto tem formação como conselheiro pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), e foi presidente de empresas por quase 30 anos.

Hoje o filósofo clínico costuma realizar cerca de 40 atendimentos mensais, que concilia com a vida de palestrante e escritor.

O futuro

A filosofia é uma terapêutica nova no Brasil, nasceu no início dos anos 1990, mas vem crescendo ano a ano. São vários títulos editados, com destaque ao best seller "Todo caminho é sagrado", da Editora Gente de São Paulo.

Beto Colombo ressalta a vontade de tornar a filosofia clínica conhecida mundialmente como uma eficaz ferramenta a ser usada na governança corporativa, com ênfase em gestão de pessoas. "Hoje, ela é usada em algumas centenas de empresas no Brasil. Por isso, ainda é pouco conhecida. Porém, aqueles que a conhecem, sabem da sua importância no processo de gestão de pessoas".

O livro "A alma da empresa" (Editora Dois por Quatro), por exemplo, foi traduzido para o espanhol e está cruzando as fronteiras e logo será traduzido para o inglês, uma vez que a principal empresa de consultoria americana vem utilizando a filosofia clínica nas empresas desde 2014. Atualmente, a filosofia clínica nessa empresa é considerada a principal ferramenta de gestão de RH. Além disso, "é seu principal diferencial quando falamos de segurança psicológica e gestão de pessoas", garantiu o filósofo clínico.

Beto fala que está sempre rabiscando, tirando as ideias da cabeça e colocando no papel. Por isso, já está pensando na abordagem da sua nova obra. "Tenho me dedicado a estudar sobre casamentos, amor e separação". Interessado, ele pesquisa o tema em consultório e está desenvolvendo uma tese sobre o assunto. "O amor como termo equívoco, ou seja: por que um casal se separa mesmo ainda existindo amor mútuo? Provavelmente, essa será a temática do meu novo livro", adianta Colombo.

Sobre Beto Colombo

O filósofo clínico, Beto Colombo, atua como professor, psicoterapeuta, mentor, conselheiro empresarial, palestrante e, nas horas de folga, é escritor.

Atualmente é professor titular do curso de pós-graduação em Filosofia Clínica na Unesc e atende como psicoterapeuta em consultório focado em clínicas filosóficas. É conselheiro empresarial e exerce atividades voltadas para a segurança psicológica e mentoria para empresários, executivos e profissionais liberais. Beto tem formação como conselheiro pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), e foi presidente de empresas por quase 30 anos. É autor best-seller com mais de 100 mil cópias vendidas. Publicou 10 livros: entre eles O Velho Bah, Compostela - Muito Além do Caminho de Santiago, A Alma da Empresa - Filosofia Clínica nas Organizações, PPR (Programa de Participação nos Resultados) na Prática, Pensatas - Filosofia no dia a dia, Muito Além do Lucro e o recém-lançado (best-seller ) Todo Caminho É Sagrado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar