Brasil,

Contato com a natureza traz benefícios para o corpo e a mente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angélica Consiglia
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

E mesmo próximo a centros urbanos, interação com o ambiente natural é viável

No próximo dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial da Conservação da Natureza, uma oportunidade para refletir sobre a importância de proteger a biodiversidade e, também, sobre a nossa relação com o meio ambiente. O Ecofuturo, responsável pela gestão do Parque das Neblinas – reserva ambiental da Suzano –, busca promover a reconexão do ser humano com a natureza por meio do ecoturismo, focado na sensibilização ambiental, e da disseminação do conhecimento, ao produzir e compartilhar conteúdos gratuitos em seus canais, como publicações e vídeos relacionadas ao tema.

Para quem deseja ter uma experiência presencial na natureza, a visitação no Parque proporciona uma imersão na Mata Atlântica, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Localizada a cerca de 100km da Capital paulista, em Mogi das Cruzes e Bertioga, a reserva oferece trilhas monitoradas e autoguiadas, de dificuldades leves e moderadas, canoagem contemplativa no rio Itatinga, camping, cicloturismo e birdwatching – todas possuem um viés de conscientização para o cuidado com o ambiente e sua biodiversidade.

As atividades precisam ser previamente agendadas e há número limitado de pessoas por dia, o que garante o distanciamento social. Por isso, as agendas para os fins de semana estão praticamente lotadas para os próximos meses, mas há ainda oportunidades para os dias da semana.

“Não é novidade que estar nesses locais faz com que as pessoas se sintam mais tranquilas e relaxadas, mas o impacto positivo deste hábito vai além das sensações: diversas pesquisas já confirmam que a reconexão do ser humano com a natureza melhora inclusive nossa saúde mental e física”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.

Em recente estudo realizado pela Universidade de Chiba, no Japão, foi constatado que pessoas que possuem contato com áreas naturais tiveram uma diminuição de 16% no cortisol (hormônio que causa o estresse), 4% na frequência cardíaca e 2% na pressão arterial. Segundo pesquisa da revista Nature, cerca de 7% dos casos de depressão e 9% dos casos de hipertensão arterial poderiam ser prevenidos com a visita semanal a espaços de natureza por ao menos 30 minutos. Já outro trabalho, desenvolvido pela Heath & Place, apontou que viver perto de um mar ou rio pode reduzir o estresse.

E a procura por esses espaços deve aumentar. Há uma tendência à priorização de ambientes naturais como destino turístico em um mundo pós-pandemia: pesquisa do SEBRAE mostrou que o brasileiro, por exemplo, já tem como preferência os destinos que permitem o contato com a natureza. “Existem diversas Unidades de Conservação, parques e reservas que podem ser visitados e que são uma opção mais segura de lazer em tempos de distanciamento social”, conclui Groke.

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. Quer saber mais sobre a fauna e a flora presentes na área?

Sobre o Instituto Ecofuturo

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar