PLAYENERGY 2021: a segunda edição premia os jovens talentos e ajuda o planeta
PlayEnergy é um projeto internacional da Enel em colaboração com a Campus Party. Ele envolve meninos e meninas de 14 a 20 anos da Itália, Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Grécia com o objetivo de torná-los protagonistas de um futuro sustentável e inovador.
O concurso é desenvolvido em uma plataforma online inovadora, por meio da qual os jovens podem completar um percurso de sete desafios interativos sobre o tema da Economia Circular – Cidade Circular. Ao final de cada desafio, os participantes podem ganhar prêmios e no evento final, comandado pela Campus Party, os melhores candidatos podem ganhar um importante prêmio.
O concurso teve início no dia 1º de abril de 2021. Para se inscrever basta acessar o site https://playenergy.enel.com/, selecionar o país, clicar em “Inscrever-se agora” e preencher o formulário.
O tema: a “Cidade Circular”
A “Cidade Circular” é baseada no conceito de Economia Circular. A Economia Circular é um modelo econômico baseado no princípio da ecossustentabilidade. O objetivo dela é acelerar a transição para um modelo de crescimento sustentável. Isso significa trabalhar na modularidade, longevidade, reparabilidade e reciclabilidade dos produtos e serviços oferecidos, bem como em modelos de consumo baseados no compartilhamento e no produto como serviço.
As cidades são as principais produtoras de resíduos, com grande impacto no meio ambiente. É importante transformá-las em Cidades Circulares para ficar na vanguarda da batalha contra o desperdício, as ineficiências e a poluição. Inovação, talento humano e tecnologia são a chave para essa transformação: por um futuro mais sustentável e acessível para todos.
As etapas do concurso
O concurso foi estruturado em duas fases:
1 – Desafios online: de 1º de abril a 31 de outubro de 2021, no site do PlayEnergy, após a inscrição, desafios temáticos são propostos mensalmente, em um total de sete provas. Os vencedores do desafio são anunciados a cada mês. No fim do curso, é oficializada a classificação geral que elege os finalistas para o evento final.
2 – Desafio final: acontecerá durante o último evento digital internacional organizado pela Campus Party em janeiro de 2022. Os finalistas competem online em um concurso de inovação de dois dias para apresentar o melhor projeto sobre um tema selecionado pela Enel, sempre ligado à Economia Circular.
Os desafios online
A primeira etapa do concurso acontece inteiramente online na plataforma do PlayEnergy. Os desafios, divertidos e envolventes, foram projetados para estimular a criatividade dos participantes em uma perspectiva da técnica learning-by-doing (aprender fazendo).
Os desafios exigem que você conclua questionários interativos ou crie materiais digitais (vídeos, fotos, desenhos, apresentações e muito mais). Para completar os desafios, basta usar um smartphone e um app, as ferramentas mais utilizadas pela geração Z.
Os pontos são ganhos completando desafios, obtendo o apoio de um professor, recebendo votos de apoiadores, transmitindo o manifesto em vídeo do
PlayEnergy ou convidando outras pessoas a participar. Os pontos são utilizados tanto para a classificação mensal quanto para a classificação final.
A cada mês, as nove equipes com mais pontos são as vencedoras do desafio. No fim do curso, as 20 primeiras equipes na classificação geral e os sete vencedores das provas individuais serão avaliados por um júri que elegerá os sete finalistas para o Desafio final.
O Desafio final
O Desafio final ocorre durante o evento digital final da Campus Party em janeiro de 2022.
O desafio é baseado na edição online do formato de Hackathon desenvolvido pela Campus Party, que ao longo dos anos envolveu mais de 30 mil pessoas em todo o mundo em atividades de inovação aberta para imaginar e planejar o futuro. Durante dois dias, as sete equipes finalistas competem para apresentar o melhor projeto sobre um tema indicado pela Enel e ligado à Economia Circular. Com uma plataforma digital dedicada, apoiada por tutores internacionais, elas criarão um discurso para ser apresentado em transmissão ao vivo para o júri final. Também em transmissão ao vivo, como momento final do evento, o júri premiará as três primeiras equipes com um prêmio final.
Os prêmios
A edição de 2021 oferece um grande número de prêmios:
● Cada membro dos grupos vencedores dos sete desafios recebe o seguinte prêmio:
○ 1º ao 3º lugar, 150 euros
○ 4º ao 6º lugar, 100 euros
○ 7º ao 9º lugar, 75 euros
● Os professores que deram o aval a um grupo classificado do 1º ao 3º lugar nos desafios 2, 3 e 4 recebem o prêmio de 150 euros
● Os sete grupos qualificados para o Desafio final recebem um prêmio de
1.000 euros por cada membro (pago após o evento final)
● Os três grupos vencedores do Desafio final recebem um adicional de
1.000 euros por cada membro
Todos os prêmios são pagos em vouchers online da Amazon (ou de plataformas equivalentes).
O evento final: “Campus Party Spotlight”
O Campus Party Spotlight é o último evento digital da PlayEnergy dedicado à Economia Circular. É um evento internacional de dois dias totalmente gratuito e dedicado a todos os sete países participantes.
Além do Desafio final, o evento está repleto de conteúdos temáticos, iniciativas relacionadas à Inovação Aberta, oportunidades e ocasiões de encontro entre os participantes ou com as empresas organizadoras.
Ele é organizado em áreas:
● PLENARY: dezenas dos principais palestrantes internacionais em transmissões interativas em vários palcos virtuais temáticos, áreas em que os destaques do desafio final são transmitidos.
● JOB FACTORY: área dedicada ao trabalho em que a ENEL e os organizadores publicam oportunidades de trabalho e encontram candidatos virtualmente.
● CALL4IDEAS: a inovação aberta a talentos dos países participantes para imaginar inovação em temas propostos pela Enel
O evento também está acessível com o próprio avatar virtual no “3D Village”, um ambiente 3D envolvente e interativo, para uma experiência única e não convencional.
Quem pode participar
O concurso destina-se a jovens dos 14 aos 20 anos (nascidos de 01/01/2001 a 31/12/2007 e que tenham pelo menos uma conta social ativa).
Eles podem participar de três maneiras:
● Líder de equipe: criam a própria equipe composta apenas por eles ou até três membros no total
● Membro de equipe: juntam-se a uma equipe existente
● Jurado: eles não participam ativamente do concurso, mas votam no conteúdo dos outros participantes para ganhar pontos
Os professores também têm um papel importante na competição: eles podem dar um aval a um grupo para ganhar pontos tanto na classificação geral como no desafio individual.
A oportunidade
Para meninos e meninas da geração Z, o PlayEnergy representa uma oportunidade de crescimento pessoal que estimula o pensamento crítico e promove o trabalho em equipe.
É uma oportunidade de participar de um concurso internacional gratuito, competir com jovens de sete países diferentes e conquistar o planeta de amanhã.
É a chance de fazer com que seu valor seja percebido por uma empresa internacional como a Enel, sempre em busca de talentos.
O PlayEnergy é uma forma divertida, criativa e inclusiva de explorar as questões da Economia Circular, de pensar em projetos inovadores e ter ideias para o seu trabalho no futuro.
Além de tudo isso, na prática, o PlayEnergy oferece a oportunidade de ganhar prêmios relevantes e participar de uma competição de inovação online com milhares de espectadores do mundo inteiro.
Os organizadores
A Enel, uma multinacional de energia, combina atenção à sustentabilidade com inovação. Ela inventou o formato PlayEnergy para incentivar os jovens a construir um futuro ecológico juntos.
A Campus Party, a maior experiência global de inovação e criatividade para menores de 30 anos, atrai e envolve jovens que querem mudar o mundo com uma abordagem não convencional orientada para a tecnologia. Graças aos valores compartilhados, a Enel e a Campus Party uniram forças para o projeto PlayEnergy. A Campus Party é parceira do projeto nos sete países, realizando o desafio final e o evento digital final internacional.
PlayEnergy 2020: os números da primeira edição
A primeira edição do PlayEnergy foi um sucesso que envolveu mais de 10 mil participantes com idades entre 7 e 18 nos três países envolvidos: Itália, Brasil e Grécia. O evento digital final “Campus Party Spotlight” registrou mais de 60 mil visitantes oriundos de 37 países. Muitos palestrantes de excelência: Boyan Slat, CEO da The Ocean CleanUp, Jonathan Foley, diretor executivo do Projeto DrawDawn, Fabio Tentori, chefe de centros de inovação, startup e incubação de negócios da ENEL e muitos outros.
Campus Party Digital Edition 2021
A segunda edição da Campus Party Digital, o maior festival de tecnologia do mundo, acontecerá entre 22 e 24 de julho, com transmissão multiplataforma e acesso 100% gratuito. A edição Latam que ocorrerá em 6 países: Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil; conta com 3 estúdios sedes: Brasília (em parceria com o Governo do Distrito Federal), Goiânia (em parceria com o Governo de Goiás) e São Paulo (em parceria com a Prefeitura de São Paulo).
O festival promete trazer para o mundo virtual o mesmo sentimento de pertencimento e diversão que os campuseires têm nas edições físicas. Visa estimular a integração entre todas as comunidades e participantes. A meta é ir além da entrega de eventos no molde “zoom + plateia”, por meio do projeto omnichannel, que levará o conteúdo em diferentes plataformas como: Youtube, Linkedin, Facebook, Instagram, TikTok, Twitch e Kwai. Na semana posterior ao evento, os painéis de conteúdo Globo, também estão disponíveis no Globoplay.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário