Brasil,

Por uma cidade mais inclusiva: botão com alerta sonoro ajuda travessia de frequentadores do Instituto Benjamin Constant, na Urca

A troca do equipamento foi feita após a solicitação do vereador Marcio Ribeiro, do Avante

A falta de manutenção e o número reduzido de semáforos com sinal sonoro, as chamadas “botoeiras”, dificultam e muito a vida dos deficientes visuais nos sinais de trânsito no Rio de Janeiro. O vereador Marcio Ribeiro, do Avante, que é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, deu entrada em uma indicação legislativa, solicitando a Prefeitura do Rio, através da CET-Rio, a troca da botoeira localizada em frente ao Instituto Benjamin Constant, no bairro da Urca, uma das principais instituições de ensino para deficientes visuais. Para Marcio Ribeiro, a troca do equipamento trará mais segurança e autonomia para as pessoas com deficiência, sobretudo os deficientes visuais.

“ Poucas pessoas sabem o tamanho do desafio que é o simples ato de atravessar uma rua para uma pessoa cega ou com baixa visão. Os sinais sonoros transmitem orientações e advertências para auxiliar os pedestres que possuem alguma deficiência, garantindo a eles andar pela cidade com mais segurança”, diz o vereador.

A botoeira tem um bip que indica sua localização e uma mensagem em braile com as instruções de acionamento. Durante a travessia, alertas sonoros são emitidos e mudam conforme o tempo vai se esgotando. Quando o tempo para atravessar a via estiver acabando, o sinal sonoro ficará mais rápido e o pedestre poderá identificar que logo o semáforo irá abrir. A nova sinalização sonora para o deficiente visual está em sintonia com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos sinais de trânsito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo