Brasil,

RH e TI juntos impulsionam talentos

(*) Por Marcelo Giampietro, gerente geral da Citrix para Américas International

Há décadas a invasão massiva da tecnologia nos ambientes empresariais vem acelerando a rotina de trabalho e transformando a noção de tempo. A internet substituiu cartas, a máquina de escrever, fax e tantas outras formas de comunicação. Seguindo numa evolução constante e frenética, a tecnologia traz consigo várias vantagens às empresas e à sociedade em geral, mas não necessariamente ela é sinônimo de uma boa experiência aos usuários finais.

Tenho percebido as empresas, de certa forma, desatentas em relação à qualidade da experiência de trabalho. Isso já acontecia antes da pandemia e, em muitos casos, foi ainda mais acentuado. Se a experiência de trabalho já não era boa no escritório, dificilmente passaria a ser positiva em um modelo remoto de homeoffice implementado com urgência. O fato é que nos últimos anos, diversos estudos vêm mostrando que a experiência de trabalho tem um grande impacto no compromisso das pessoas com a empresa empregadora, na motivação e na produtividade.

É justamente nessa intersecção que se juntam os departamentos de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação. A colaboração entre eles é fundamental para conhecer e entender de que maneira as pessoas estão trabalhando e o que precisam; como potencializá-las e desbloquear o talento. Por sua vez, saber como se sentem, de que forma conseguem ser mais produtivas e que obstáculos encontram na rotina. E com base nesses dados e em muitos outros, identificar como contribuir. Do ponto de vista tecnológico, faz tempo que é falado sobre a necessidade de se priorizar as pessoas. Por isso, a tecnologia pode fazer um diferencial nessas situações que antes eram percebidas como "só de Recursos Humanos".

Colocar as pessoas no ‘centro’, ou seja, como prioridade, é olhar em detalhe para dentro de cada empresa e desenvolver uma estratégia de gestão e de bem-estar digital. A partir daí, a tecnologia pode ajudar a economizar processos complicados, automatizar tarefas repetitivas, simplificar o acesso aos dados, facilitar a busca das ferramentas e acesso às informações. Também permite personalizar o espaço de trabalho, simplificar o processo de login, manter elevados padrões de segurança e criar uma experiência de trabalho consistente - sem importar o dispositivo utilizado e o local onde cada pessoa está trabalhando.

Os departamentos de TI e o de RH necessitam ser aliados estratégicos uma vez que está nas mãos dessa sinergia ajudar a equipe a focalizar em um mundo o qual diversos estímulos e situações concorrem com a atenção ao trabalho. Mais do que nunca, torna-se necessário prover uma experiência de trabalho fluida, simples e transparente.

Quando trabalhamos satisfeitos, equilibramos nossas vidas e nos sentimos orgulhosos do que fazemos e de como fazemos. Dessa forma, acontece a magia que toda empresa busca: conquistar colaboradores comprometidos e motivados!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo