Brasil,

Podcast Escala Humana destaca impactos da arquitetura e urbanismo no cotidiano

Como a forma de planejar e construir afeta a vida de todos nós é tema de programa que está para completar seu primeiro ano.

A oferta de podcasts vem crescendo no Brasil e conta cada vez mais com programas dedicados a temas específicos. A arquitetura e o urbanismo ganharam mais espaço nesse universo com a chegada do podcast Escala Humana, que destaca a influência dessas duas áreas no cotidiano da sociedade, trazendo um olhar sobre as relações entre as cidades e seus habitantes.

Idealizado por Tiago Franco, mestre e professor de Arquitetura na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e sócio da Cambuci Arquitetos, e pelo jornalista Luiz Fujita, o programa é destinado a mostrar como a forma de planejar e construir afeta cada um de nós - mesmo que muita gente nem faça ideia disso.

Segundo Tiago Franco, cada decisão na construção das cidades tem impacto sobre o coletivo, mesmo que pareçam inofensivas como onde instalar uma grade, que pontos uma avenida vai ligar ou qual o design do mobiliário de uma praça. ”As cidades são como um grande organismo, que possui muitas partes com suas próprias necessidades e peculiaridades, mas que precisam funcionar em consonância para tudo funcionar com harmonia. Acreditamos que cada um que vir a arquitetura dessa forma, como um agente com alto poder transformador, passa a ser um cidadão que pode contribuir mais cobrando soluções e novas práticas. Queremos que mais gente perceba que uma determinada insatisfação com seu modo de vida pode estar ligado simplesmente à forma como se decidiu montar a cidade”, ressalta Franco.

Com episódios mensais e prestes a comemorar um ano do lançamento, o “Escala Humana” nasceu em um período sensível vivido em todo o mundo devido à pandemia. Da vontade de criar conexões em um cenário de tantas perdas e de contribuir para promover uma sociedade mais consciente do coletivo veio a ideia do programa.

Para Luiz Fujita, falar sobre arquitetura e urbanismo é revelar como uma área do conhecimento que parece tão distante, e às vezes até supérflua, é exatamente o oposto disso. “Sempre conversava com o Tiago a partir de dúvidas pessoais. ‘Por que nenhum comércio resiste nessa rua?’, ‘Como enfrentar a questão de segurança pública sem gradear tudo?’. Questões como essas sempre tinham uma resposta que levava ao pensamento de que, se as coisas tivessem sido planejadas de outra forma, poderíamos ter uma vida muito melhor. Mas isso não vai acontecer se pouquíssimas pessoas tiverem tal consciência e vivenciarem somente o ônus de decisões ruins. Por isso falamos de forma ampla, desde barulho em apartamento até mobiliários que afastam pessoas em situação de rua”, explica Fujita.

Os episódios saem toda última terças-feira do mês nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Castbox. O podcast também mantém o Instagram @escalahumanapodcast, que aprofunda os temas dos episódios com a arte do ilustrador Will Ladessa.

Sobre o Podcast Escala Humana

Programa mensal destinado a reflexões sobre arquitetura e urbanismo e como essas duas áreas impactam o cotidiano de todos nós. Com apresentação do arquiteto e professor Tiago Franco e do jornalista Luiz Fujita, o podcast destaca temas diversos sempre com ênfase nas pessoas e em políticas públicas. Acompanhe novos episódios sempre na última terça-feira de cada mês. Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Castbox e todas as principais plataformas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo