Win aposta em tecnologias híbridas de energia solar que não dependem da rede elétrica

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Nassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Empresa acredita que novas soluções garantem confiabilidade e segurança em casos de mudanças regulatórias no setor

A Win Energias Renováveis, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos pertencente ao Grupo All Nations, avança no mercado privado de projetos de energia solar em telhados e pequenos terrenos que não dependem da conexão com a rede elétrica no País. A companhia lança no Brasil um novo portfólio de tecnologias para os chamados sistemas zero grid, off grid e híbridos, que oferecem às empresas de projetos a possibilidade do consumidor se conectar ou desconectar da estrutura de distribuição de eletricidade conforme as necessidades.

Com investimentos totais de R$ 80 milhões este ano em novos equipamentos fotovoltaicos, a Win possui soluções de grid zero com a tecnologia do fabricante SOLIS GINLONG com “EPM” (Export Power Manager – Gerenciador de Exportação de Energia). Já para os modelos híbridos, a companhia desenvolve projetos sob demanda aos clientes, além de contar com estoque próprio de off grid a partir de agosto deste ano para as empresas que desenvolvem esses projetos junto aos consumidores finais.

“De forma geral, podemos dizer que as vantagens desses modelos de equipamentos e as situações que eles resolvem e atendem, possuem benefícios em comum, que é o de prover solução tecnológica para os casos em que o sistema hoje convencional (on grid) não consegue atender, seja por motivos técnicos ou regulatórios”, explica Raone Silva, coordenador da área técnica da Win.

“São tecnologias que cooperam diretamente para expansão do setor e para o alcance de novos perfis de clientes e consumidores que antes não se enquadravam em nenhuma forma de serem atendidos”, acrescenta.

De acordo com o executivo, a presente incerteza regulatória do mercado e a falta de convicção do que está por vir motivam a busca por soluções que não sejam dependentes de uma decisão política, como é o caso dos sistemas off grid por exemplo. “Trata-se de uma tendência, juntamente com a questão do armazenamento de energia, que é um assunto em alta no setor, e certamente terá um grande espaço no mercado”, ressalta Silva.

A empresa já possui projetos com tais tecnologias instaladas no País, sobretudo nos modelos de grid zero e off grid. A organização forneceu toda a solução fotovoltaica, inclusive as baterias, para uma instalação em uma ilha remota localizada na região da Costa Verde, entre Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, totalizando aproximadamente 95kWp divididos em 150 instalações de sistemas autônomos em uma área onde não há fornecimento de energia pela concessionária.

Em relação ao grid zero, a Win foi fornecedora de equipamentos para um projeto em um condomínio empresarial na cidade do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, de aproximadamente 600kWp.

Entenda as tecnologias

Os sistemas zero grid são aqueles que, de alguma maneira, limitam e gerenciam a injeção de energia na rede da concessionária, num modelo de autoconsumo. Os sistemas off grid, por sua vez, não dependem da estrutura da rede da concessionária para seu funcionamento, ou seja, são sistemas desconectados da rede elétrica, que contam com a utilização de baterias para armazenamento de energia, ou que geram energia para consumo em tempo real mesmo que não haja armazenamento, como é o caso por exemplo de um sistema de bombeamento de água, que enquanto houver incidência de sol sobre os módulos, haverá bombeamento.

Já os sistemas híbridos possuem o modelo de “dual” funcionalidade, operando de forma similar a um sistema on grid (conectado à rede), porém também conta com a possibilidade de funcionamento quando há ausência ou falta de energia elétrica da rede da concessionária, ativando assim seu sistema de bateria, onde há armazenamento.

Sobre a Win Energias Renováveis

Distribuidor de sistemas fotovoltaicos personalizados, prontos e sob demanda. Iniciamos nossa operação com uma grande estrutura que atua desde 1993 no mercado de Tecnologia, comportando mais de 200 colaboradores em uma sede na cidade do Rio de Janeiro e filial em Santa Catarina. O Grupo All Nations é uma S/A que possui o faturamento anual próximo de 1 bilhão e atua nos mais variados segmentos da tecnologia no Brasil, a partir de seus centros de distribuição espalhados pelo país, nos estados de SC, ES e RJ. Também conta com escritórios de apoio logístico na China e EUA, e trabalha com as maiores fabricas do mundo. O Grupo All Nations é composto pelas empresas All Nations, HiCorp, Mania Virtual, Pctop, Aqui Pneus, Win Energias Renováveis e Prizi.