Brasil,

Fora da zona de conforto, comerciantes se reinventam para driblar crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vídeos, fotos produzidas, contato com o cliente por meio das redes sociais, lojistas transformam dificuldades em inovações para manter os negócios

Com mais de um ano, a pandemia do novo coronavírus trouxe diversas incertezas, inseguranças e mudanças para a maior parte da população. Imposições inesperadas como o isolamento social afetaram as relações de forma geral e, principalmente, quem sobrevive do comércio, já que foi um período de muitos fechamentos, restrições e novos hábitos de consumo.

Em contrapartida, diversos lojistas ampliaram a visão para o novo e viram na internet, uma das maiores e mais importantes ferramentas de venda do momento. Com as portas fechadas, comerciantes se apoiaram em estratégias digitais para alavancar vendas e enfrentar o momento de crise. No dia 16 de julho, data que marca o Dia do Comerciante, profissionais falam da relevância da utilização das redes sociais para a manutenção do mercado, bem como, do incentivo que receberam para que continuassem trabalhando.

É o caso do senhor Arineu Lemes, de 53 anos, lojista há 12 anos no Shopping Estação Goiânia. Segundo ele, antes da primeira onda da pandemia de Covid-19, seu comércio era restrito às vendas na loja física, no segmento de pijamas. No entanto, com a mudança do cenário, ele percebeu a necessidade e a importância de se adaptar ao novo momento.

“Com a primeira onda do coronavírus e o fechamento do comércio, nós sentimos a necessidade de caminhar também para as redes sociais. A partir dessa inserção no mundo digital conseguimos manter as vendas, apesar das dificuldades do momento. Como temos um negócio familiar, um foi ajudando o outro e assim estamos seguindo, sem desistir e tentando buscar novas alternativas para manter o nosso negócio”, afirma. Para ele, após a experiência, fica o legado. “Atualmente, cerca de 70% das nossas vendas são on-line. Isso é surpreendente e tende a continuar. Então fica esse legado desse período para todos os empreendedores”, completa Arineu.

De acordo com a gerente comercial e de marketing do Shopping Estação Goiânia, Juliana Abraham, a unidade promoveu diversas ações de incentivo e capacitação aos lojistas, para que eles tivessem condições de continuar trabalhando e se modernizando diante das adversidades. “Durante algum tempo as vendas aqui no shopping eram feitas pelo drive-thru. Nós também fizemos capacitações, webinar, cursos, para que os comerciantes pudessem entrar de vez no mundo digital. Às vezes a pessoa até quer que sua marca ou produto tenha uma presença maior nas redes sociais, mas não sabe direito como produzir uma boa foto pelo celular, como fazer uma legenda adequada, criar tags e outras noções de marketing digital”, esclarece Juliana, ressaltando a importância da qualificação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar