Brasil,

Expoente da literatura policial fala das dificuldades de escrever sobre o gênero no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Cuerba
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Autora Luciana de Gnone enfrenta os desafios de se lançar thriller policiais no país frente à concorrência internacional

O thriller policial é um dos gêneros mais populares do mundo. Porém, no Brasil a leitura desses livros ainda não é tão consolidada entre os leitores.

Para mudar esse cenário, a autora nacional Luciana de Gnone encerra a saga ficcional de Betina Zeser, em que a personagem desmascarado o tráfico de órgãos em um hospital de São Paulo.

Os detalhes inéditos dessa obra policial, as dificuldades da escolha incomum do gênero literário e as inspirações para compor Delito Latente, Luciana revelou no bate-papo a seguir!

Por que você decidiu entre tantos gêneros escrever este? Teve algum escritor ou escritora como inspiração?

Luciana de Gnone: A decisão foi meio natural. Acho que já estava no meu sangue esse gênero. Sempre gostei de histórias policiais com toques de romance. Sem dúvida a minha maior influência para escrever essa linha foi Sidney Sheldon, autor que me fascinava quando era uma jovem adulta.

Quando e como surgiu sua paixão pela escrita?

Luciana de Gnone: Diferentemente da maioria dos escritores, que declaram que se apaixonaram desde pequeno, eu só me interessei quando adulta. No momento em que usei a escrita como ferramenta terapêutica. Em 2009, devido ao reposicionamento profissional do meu marido, me mudei para o Cazaquistão. Na ocasião ficava muito sozinha e descobri que escrever era uma atividade que me preenchia.

Quais são os desafios de ser escritor(a) no Brasil?

Luciana de Gnone: Infelizmente ainda brigamos com a crença de que somente a literatura estrangeira produz livros de qualidade. Desconstruir a ideia de que a literatura nacional não tem qualidade é o grande desafio dos autores de ficção nacional. Estou sempre levantando a bandeira e incentivando a leitura dos colegas nacionais. Tem muita gente boa no mercado.

Como surgiu a inspiração para criar este livro? Qual foi a motivação?

Luciana de Gnone: A ideia para criar o pano de fundo da trama policial veio de uma conversa que tive com amigos. Uma conversa sobre transplantes de órgãos. Enquanto eles falavam eu pensava, e se... E foi então que veio a inspiração principal.

Porque resolveu trazer um tema polêmico como o tráfico de órgãos?

Luciana de Gnone: Nos três livros da série abordei temas polêmicos. No primeiro livro, Súplica em Olhos Mortos, tratei sobre escravidão moderna no interior de Alagoas. No segundo livro, Vestígios, falei sobre a violência contra mulher, focando em um crime bastante corrente em Bogotá, quando vivia lá. Ataques com ácido. E para fechar a série, precisava trazer outro crime tão hediondo quanto os outros.

Qual é a principal mensagem que a obra traz aos leitores?

Luciana de Gnone: Esse livro aborda muito a questão da ética e até onde vai o seu limite. Mas o livro traz ainda algumas mensagens nas entrelinhas; como o senso de justiça que corre pelas veias da protagonista Betina Zetser; a necessidade do perdão; e sobre a importância do cuidado que precisamos ter ao disseminar notícias nas redes sociais, sem haver uma fonte confiável. Isso que eu acho bacana nos livros de ficção, pode-se aprender muito com as mensagens subliminares.

Algum personagem do livro foi inspirado em sua vivência?

Luciana de Gnone: Acredito que todos eles têm um pouco da minha vivência. Costumo dizer que a ficção é uma Fanfic da vida. Trato de criar as histórias e personagens inspirados no meu dia a dia e nas minhas experiências.

Você fez alguma pesquisa para escrever o livro, qual? Quanto tempo levou para escrevê-lo?

Luciana de Gnone: Muitas, muitas e mais um tanto ainda (risos). Gosto de misturar fatos com a ficção que crio. Para isso preciso pesquisar muito, sobre muitos temas. E a verdade é que essa é uma parte do processo que amo fazer.

Você escreveu essa obra pensando em qual público-leitor?

Luciana de Gnone: Apesar de os livros serem policiais, as obras têm uma pegada bastante romântica também, o que acaba atraindo mais o público feminino. Além disso, os protagonistas são pessoas mais velhas o que torna a conexão com a faixa etária de 25+ mais forte do que as demais.

Esse livro encerra a série de obras da personagem Betina Zetser. Quais são seus próximos projetos?

Luciana de Gnone: Estou terminando de escrever o meu quarto romance policial, a qual entrará em cena a inspetora Valéria Ricci, minha mais nova protagonista. O lançamento será no segundo semestre deste ano.

Sobre a autora: natural de Brasília, Luciana mudou-se aos cinco anos para a cidade do Rio de Janeiro, onde morou com a mãe e irmãs. Formou-se em Administração de Empresas, em 1997, e em 2001 concluiu a pós-graduação em Marketing pelo IBMEC/RJ. Por 15 anos trabalhou na área de comércio exterior em diferentes empresas. Em janeiro de 2009, embarcou em uma aventura familiar emocionante e foi morar no exterior. Por 12 anos viveu em diferentes países: Cazaquistão, Colômbia, México e, atualmente, na Costa Rica. Iniciou a carreira de romancista em 2014, quando lançou o primeiro romance policial “Súplica em Olhos Mortos”, traduzido também para o espanhol em 2018.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar