Brasil,

EDPR entra no Chile com um portfólio de energia eólica e solar de 628 MW

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Pixabay Crédito: Pixabay

A EDP Renováveis, parte do Grupo EDP, aumenta sua participação mundial com a chegada no 16º mercado.

A expansão reforça a presença estratégica da EDPR na América Latina, onde tem, atualmente, 0.4 GW de capacidade operacional no Brasil e está prestes desenvolver 1.6 GW nos mercados brasileiro e colombiano.

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), líder mundial no setor de energias renováveis e o quarto maior produtor mundial de energia renovável, acabar de fechar a aquisição de um portfólio de energia eólica e solar de 628 MW no Chile, com previsão do início das operações comerciais entre 2023 e 2025. Com este projeto, a EDPR aumenta sua participação mundial, atingindo uma forte presença em 16 mercados internacionais. Agora, ao todo, o Grupo EDP entra no seu 21º país. A transação foi concretizada por meio de dois contratos separados com a Atacama Energy e a Lader Energy no valor total de até 38 milhões de dólares, condicionada à realização bem-sucedida de marcos de referência pré-determinados para cada projeto.

"Estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo na transição energética nos países latino-americanos, onde o Chile oferece potencial de geração de energia renovável a nível mundial. A entrada nesse mercado confirma a importância da região para a estratégia ambiciosa de crescimento internacional da EDPR. Isto reforça a nossa liderança global, e estamos confiantes no potencial crescimento do Chile no setor das energias renováveis", declarou Miguel Stilwell de Andrade, CEO da EDPR e do Grupo EDP.

O portfólio consiste em um parque eólico de 77 MW com um PPA de 20 anos, que deverá entrar em funcionamento em 2023, e 551 MW em projetos em desenvolvimento, incluindo dois parques eólicos num total de 297 MW e um parque solar de 254 MWac. Estes projetos participarão, ativamente, nos próximos concursos regulamentados e no mercado privado de PPA no Chile, com o objetivo de entrar em funcionamento até 2025.

A conclusão da transação para o parque eólico de 77 MW está sujeita a aprovação regulamentar e a outras condições de celebração de negócios habituais para uma transação desta natureza. A conclusão dos 551 MW dos projetos em desenvolvimento ocorreu simultaneamente com a assinatura dos contratos.

Posição reforçada na América Latina e entrada estratégica no mercado

Este portfólio permite ao Grupo EDP estabelecer a sua presença no Chile com um portfólio considerável e tecnologicamente diversificado em diferentes fases de desenvolvimento garantida. A EDPR irá procurar mais projetos de crescimento para energia eólica e solar, oportunidades em hidrogênio verde no país, e desempenhará um papel ativo na transição energética ecológica no Chile.

Além disso, a entrada no mercado chileno reforça a presença da EDPR na América Latina, onde possui atualmente 0,4 GW de capacidade operacional e 1,1 GW de capacidade garantida no Brasil e 0,5 GW de capacidade garantida na Colômbia.

O setor de energia chileno é considerável e ainda altamente dependente da geração térmica que representa, atualmente, cerca de 50% da mistura de geração. Em termos de energias renováveis, o país tem alicerces fortes tanto para a energia eólica como para a energia solar, e um enquadramento regulamentar estável com visibilidade para PPA a longo prazo, tanto através de concursos regulamentados como do crescente mercado de PPA privado.

O Chile estabeleceu um roteiro ambicioso que define planos para gerar 20% da sua energia a partir de fontes não-hidráulicas até 2025 e 70% até 2050. O roteiro define ainda um potencial significativo para o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde em grande escala, proporcionando uma perspectiva de crescimento a longo prazo atrativo para as energias renováveis no país.

A entrada da EDPR no mercado chileno está enquadrada no Plano de Negócios da EDPR para 2021-25, oferecendo diversificação e opcionalidade de avanço em um mercado considerável de energias renováveis com fortes perspectivas de crescimento, reforçando ainda mais a posição de líder mundial da EDPR em energias renováveis.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e o quarto produtor mundial de energia renovável. Com projetos de desenvolvimento sólidos, ativos de primeira categoria e uma capacidade de operação líder de mercado, a EDPR tem tido um desenvolvimento excecional nos últimos anos e está, atualmente, presente em 16 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Hungria, Chile, Reino Unido e EUA).

A EDPR está empenhada em promover os avanços sociais em termos de sustentabilidade e integração. Isto reflete-se na inclusão da empresa no índice Bloomberg Gender Equality e no facto de ter sido certificada como Top Employer 2020 na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Portugal e Reino Unido), ambos reconhecendo as suas políticas orientadas para os colaboradores.

A Energias de Portugal, S.A. ("EDP"), principal acionista da EDPR, é uma empresa de energia global e líder na criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP foi incluída no índice Dow Jones Sustainability durante 13 anos consecutivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar