Sabe a Hello Kitty? Conheça a Sanrio, que é a 10° maior licenciadora no Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Criadora do ícone da cultura pop mundial, a marca japonesa tem ajudado empresas de diferentes setores a aumentarem suas vendas com o licenciamento de personagens

Criada há mais de 45 anos, a Hello Kitty é sucesso mundial entre todas as idades. A Sanrio é a empresa japonesa responsável pela sua criação e licenciamento, e é reconhecida como a 10ª maior empresa licenciadora do mundo com negócios em mais de 100 países e vendas anuais de mais de US﹩ 4 bilhões, a empresa possui o slogan "Small Gift Big Smile".

A marca incorpora os valores de amizade e bondade em todas as suas ideias e ações. Atuando no mercado de licenciamento brasileiro desde 1999, os números da marca não param de crescer no país. Em 2020 foram mais de 8 milhões de produtos Hello Kitty vendidos no Brasil.

Apesar da pandemia, a Sanrio do Brasil cresceu 5% em 2020 se comparado ao ano anterior. Dados da ABRAL, Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, revelam um crescimento de R﹩20 bilhões em 2019 para R﹩21 bilhões em 2020 no mercado de licenciamento no Brasil. A alta deste índice é reflexo das possibilidades de aumento de faturamento que estão aliadas ao licenciamento, que segundo a associação pode chegar a pelo menos 20% de incremento, dependendo do setor de atuação de cada negócio.

Além das perspectivas positivas para diferentes segmentos, e diferentes tamanhos de negócios, pois o licenciamento pode ser feito por pequenas, médias e grandes empresas, a tendência é que o mercado cresça cada vez mais. Segundo Monica Joseph, gerente Comercial e Marketing da Sanrio no Brasil, o mercado está em expansão e tem grandes oportunidades principalmente para o licenciamento de produtos infantis.

"Existem projetos para todos os segmentos e tipos e tamanhos de empresas, desde o licenciamento tradicional, co-branding, até o licenciamento promocional. Aliar o produto a um personagem agrega valor porque traz uma diferenciação do produto em relação à concorrência. Além de trazer um senso de reconhecimento e fortalecimento da marca pelo público alvo, e possibilitar a expansão em novos e diferentes canais de distribuição", explica Monica.

No caso da Sanrio, além de contar com personagens de uma marca reconhecida mundialmente, como a Hello Kitty, os licenciados têm mais agilidade nos processos, flexibilidade nas negociações, variedade de guias e estilos para diferentes públicos e produtos, possibilidade de exportação e um suporte de trade e marketing da equipe administrativa localizada no Brasil.

O reconhecimento do público reflete nas vendas dos mais diferentes tipos de produtos. É o caso, por exemplo, da rede Hirota Food, que investiu no licenciamento dos personagens da Sanrio e vê os números crescendo desde então. A entrada da marca Hello Kitty e Amigos em outubro de 2020 trouxe uma média de 427% de aumento nas vendas da linha de salgados congelados, quando comparado ao lançamento da linha em janeiro do mesmo ano. A linha de congelados teve uma média de 185% de crescimento nas vendas em janeiro de 2021, quando comparada ao mesmo período de 2020.

Todas essas vantagens trazem mais segurança para o licenciado. Além da Hello Kitty, a marca também conta com outros personagens que encantam o público, entre eles a My Melody, o Badtz-Maru, o Keroppi e a Aggrestsuko, sucesso da série da Netflix.

E por falar em streaming, além dos produtos de varejo, outro mercado que vem crescendo com o licenciamento de marcas é justamente o de streaming de conteúdo. A Sanrio, hoje, possui diferentes séries de seus personagens - O Mundo da Hello Kitty, Hello Kitty Fun, Hello Kitty & Amigos, Hello Kitty & Friends - Supercute Adventures - disponíveis gratuitamente nos canais oficiais da Hello Kitty no Youtube, no Brasil e na América Latina, totalizando mais de 80 milhões de visualizações e 120 mil inscritos.

As produções são todas nacionais e também estão disponíveis em mais de 6 canais diferentes, entre eles a Amazon Prime Video, PlayKids, e o Reino Infantil, considerada a comunidade digital para crianças Nº 1 do Mundo, com a qual a marca iniciou a parceria mais recente, disponibilizando conteúdos de seus personagens para toda a América Latina.

Sobre a Sanrio

A Sanrio é criadora e licenciadora de personagens nos mais diversos segmentos, como presentes, papelaria, confecção, calçados, brinquedos, acessórios, alimentos, entre outros. A empresa, criadora da personagem Hello Kitty, ícone da cultura japonesa no mundo todo e adorada por pessoas de todas as idades, foi fundada em 1960 e possui cerca de 50 mil produtos que são comercializados em mais de 100 países. Presente na América do Sul desde 1999, conta com mais de 80 empresas licenciadas no Brasil.