Brasil,

Nova tarifa Sabesp é divulgada com indicação positiva para criação de um Programa de Mananciais

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) anunciou nesta sexta-feira, 9 de abril, o resultado da 3ª Revisão Tarifária Ordinária da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A revisão da tarifa indica, pela primeira vez, a criação de um Programa de Proteção de Mananciais sob à égide da regulação, o que significa que a empresa terá incentivos e condições de realizar investimentos estruturantes nessas áreas tão importantes e sensíveis para a segurança hídrica. Embora o detalhamento das regras e condições e a aplicação da medida ainda dependa de parecer da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, a medida representa um avanço significativo para o setor de água e saneamento.

Espera-se que o exemplo de São Paulo sirva de inspiração para que outras agências reguladoras no Brasil também reconheçam, conforme a própria Arsesp indica em sua Nota, o impacto das mudanças climáticas no ciclo hidrológico e a importância de realizar investimentos em soluções baseadas na natureza em prol da segurança hídrica.

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) vem se dedicando ao longo dos anos na identificação dos principais desafios para a gestão sustentável da água, bem como propondo caminhos para o avanço da universalização do acesso ao saneamento básico em diferentes localidades no Brasil. Ambas organizações identificam um potencial grande do setor do saneamento ser um parceiro central para avançar rumo a um cenário de maior segurança hídrica, sendo que o investimento nas áreas de mananciais representam um passo fundamental e inadiável. O IDS vêm colaborando com os atores-chave do setor, inclusive as agências reguladoras e prestadoras de serviços, propondo aprimoramentos para enfrentar o desafio para garantir o acesso a esses direitos humanos e promover o uso múltiplo e sustentável da água.

A indicação dada pela Arsesp, incluindo o Programa de Proteção de Mananciais na nova tarifa da Sabesp, joga luz para uma necessidade e, ao mesmo tempo, um ciclo virtuoso com muito potencial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo