Brasil,

Transition Management deve crescer no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliana Martinelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Ronaldo Nuzzi

O conceito é simples, prático e extremamente eficaz: contratar um executivo experiente com a missão de atuar em um momento complexo da empresa, por um período determinado. É o desembarque de um helicóptero no meio do oceano, que traz um especialista capaz de assumir um navio com problemas de navegação, focado em levá-lo a um porto seguro, quando enfim, se despedirá de toda a tripulação e sua missão estará concluída.

Se no Brasil ainda estamos evoluindo a passos lentos, mas com ótimo potencial para um futuro próximo, o chamado Transition Management já é prática corriqueira na Europa e nos Estados Unidos. Trata-se de uma ferramenta de gestão que produz ganhos significativos para empresas dos mais variados setores. Há consultorias europeias, por exemplo, que possuem bancos de talento com mais de 500 profissionais aptos a assumirem missões em cargos de CEO, CFO, COO (C-Level em geral). Esse banco de talentos permite à companhia ter acesso a uma solução rápida para problemas urgentes.

A escolha pelo Transition Management pode ser aplicado em diversos desafios, tanto em situações complexas, como o falecimento de um executivo, ou na ausência inesperada causada por uma decisão pessoal devido a um problema familiar ou de saúde. Há ainda a motivação de um desenvolvimento de um novo negócio que exija a chegada de alguém com preparo para assumir uma missão específica, por um tempo previamente definido.

Seria o caso, por exemplo, de uma empresa que necessite construir uma nova fábrica. Ela poderia utilizar os diretores industrial e comercial para serem responsáveis pelo projeto, mas o que poderia ocorrer com o desempenho desses profissionais em suas funções atuais? A perda de performance por essa excessiva carga de responsabilidade é um dos principais erros estratégicos que as empresas cometem em projetos de expansão.

Entra então a ferramenta de Transition Management, com a figura de um especialista em um determinado segmento, que assumiria o desafio até que a nova planta começasse a operar, sem que houvesse sobrecarga dos diretores da empresa nesse processo de ampliação da capacidade fabril. Uma vez estartada, a empresa já teria um nome escolhido com tranquilidade para reforçar o quadro de gestão, permitindo que o executivo temporário pudesse se desligar do projeto.

Os profissionais que atuam como protagonistas do Transition Management possuem o mesmo grau de maturidade e experiência do time gestor, e têm, portanto, recursos técnicos para ajudá-los a passar pela crise ou desafio. As vezes são ainda mais capacitados do que aquele que eles estão substituindo (o que chamamos de overqualified).

Essa força de trabalho envolve CEOs que chegam aos 60 anos de idade, e muitas vezes, por política da empresa, são obrigados a saírem para dar lugar a um novo talento. Esses profissionais ainda estão em plena capacidade produtiva, com muita experiência e vontade de empreender. Assumir desafios com tempo predeterminado de conclusão é estimulante para eles e financeiramente interessante, pois a remuneração de Transition Management chega a ser até 50% maior do que o cargo daquele que ele está substituindo temporariamente.

No Brasil essa prática acontece ainda de forma bem orgânica, movida principalmente por culturas de companhias europeias que já utilizam corriqueiramente em suas matrizes e estendem para filiais em diversas partes do mundo. Mas já há diversos casos de empresas nacionais que começaram a enxergar o benefício de ter acesso a um profissional preparado, que conhece seu segmento e é capaz de entrar na operação como se já tivesse anos de experiência de trabalho na empresa. O Transition Management é uma ferramenta de gestão eficaz que todo gestor pode ter disponível para utilizar no meio de um cenário tão tumultuado como o que vivemos com a pandemia.

*Ronaldo Nuzzi, é CEO da Thompson Management Horizons e Matemático, com MBA pelo Institut Superieur de Gestion/Paris e pós-mestrado pela Harvard Business School.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar