Brasil,

5 dicas técnicas para escolher produtos de iluminação além da estética

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulia Marini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com o crescimento das pequenas reformas e adaptações de espaços, especialista explica como definir lâmpadas e luminárias considerando eficiência, durabilidade e funcionalidade

A pandemia do novo coronavírus reconfigurou mesmo a relação das pessoas com seus lares. Além de um tempo maior em casa, cerca 7,3 milhões ainda estavam trabalhando remotamente até novembro de 2020, de acordo com pesquisa recente do IPEA. Isso fomentou o número de pequenas reformas e aumentou as vendas de materiais de construção. Entre eles, os produtos de iluminação. Mas como ir além da estética e garantir as lâmpadas, luminárias ou fontes mais adequadas?

A Expolux, Feira Internacional da Iluminação, está de olho neste movimento, ciente de que os consumidores estão cada vez mais atentos e criteriosos na pesquisa dos materiais, o que, consequentemente, entra no radar dos fornecedores de mercado. Por isso, convidou o arquiteto luminotécnico Alberto Biancalana para listar 5 pontos importantes na hora de escolher produtos de iluminação para casas ou escritórios.

1 – Luminárias que não ofuscam

Dê preferência às peças com recuo antiofuscante. São aquelas que ficam na parte de dentro e não na linha do forro. Isso ajuda muito no conforto visual. Como a maioria das pessoas pode não saber identificar essa característica com facilidade, é sempre válido pedir ajuda profissional nas lojas. Grande parte do varejo também já conta com atendimento virtual, para aqueles que pretendem comprar on-line, mas não querem errar.

2 – Pense no futuro

Certifique-se de que o fornecedor possui LED componentes e periféricos de reposição para manutenções futuras, fora do prazo de garantia das peças. Essa é uma prática comum entre os bons fabricantes nacionais.

3 – Peças desenhadas para a tecnologia LED

As lampleds são utilizadas para retrofit em luminárias já instaladas. No caso de novos projetos, deve-se contemplar luminárias desenhadas especificamente para a tecnologia LED. Elas garantem melhor dissipação da carga térmica e, consequentemente, melhor estabilidade e durabilidade.

4 – Eficiência Energética

Verifique qual o rendimento da peça em lumens na comparação com watts. Caso o produto indique abaixo de 80 Lm/w, significa que é um LED com uma tecnologia ultrapassada. Neste caso você pode ter a falsa impressão de que está levando algo mais econômico.

5 – Selos de Qualidade

É importante verificar se o produto é certificado, o que garante a veracidade das características informadas. No Brasil, as lâmpadas de LED possuem certificação compulsória feita pelo Inmetro. No caso dos produtos importados, observar se consta a certificação CE, que indica a conformidade para comercialização no espaço econômico europeu. Apesar de ser uma outra região, o selo pode servir como um indicador de qualidade.

“O consumidor pode ainda não estar habituado aos detalhes técnicos ,mas dá valor aos benefícios que eles representam. No fim, as pessoas querem uma boa relação custo – benefício e, principalmente, produtos que atendam suas necessidades”, ressaltou Alberto.

“É um novo cenário e temos todo interesse de discutir com fabricantes e fornecedores soluções para diferentes perfis e necessidades”, completou Ivan Romão, gerente de produto na Reed Exhibitions, gerente da Expolux.

Sobre a Expolux

É um evento bienal e principal referência para as empresas de iluminação de toda a América Latina. Reconhecido por especialistas como um centro de negócios, experiências, relacionamento, lançamentos e atualização com histórico de 16 edições. Atende escritórios de lighting design, técnicos de iluminação, engenheiros, arquitetos, varejistas, atacadistas, distribuidoras, construtoras, empreiteiras, paisagistas e fabricantes de materiais para construção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar