Brasil,

Autonomia com segurança

As quedas de quem tem a mobilidade reduzida só aumentaram durante o COVID-19, chamando atenção sobre a falta de acessibilidade nas moradias. Porém, uma simples mudança como a troca de um piso normal para um antiderrapante evita uma grande tragédia.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Por conta da quarentena, as pessoas com mobilidade reduzida passaram a adaptar suas residências e, ainda, a aquecer a indústria que não foi contaminada pela pandemia.

O setor movimenta R$ 5,5 bilhões ao ano. Mas, apesar do alto número, apenas um fabricante do interior paulista registrou aumento nas vendas e já estima um faturamento de R$ 22 milhões para 2021. A empresa Planeta Acessível vendeu cerca de 300 mil itens ano passado, sendo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais os estados brasileiros que mais consomem produtos de acessibilidade.

As vendas de barras e piso antiderrapante aumentaram, e muito, devido as pessoas quererem evitar as quedas durante o isolamento social. Para o CEO da Planeta Acessível, Marcelo Costa, “tornar espaços de lazer acessíveis a todos os públicos é mais que uma simples obra, porque crianças, idosos e portadores de necessidade especial ou mobilidade reduzida exigem atenção redobrada”.

Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade Federal de São Paulo) estima que 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. Neste período de pandemia e isolamento social, o número chegou a 30%. Segundo o balanço do CEO, os itens mais adquiridos são barras de apoio, alarme audiovisual, banco articulado para banho, fechadura acessível e fita antiderrapante para banho.

Sobre a Planeta Acessível: é a maior indústria fabricante de produtos para acessibilidade do Brasil. Entre os produtos mais fabricados para construção civil, órgãos públicos e residências estão a barra de apoio, piso tátil, placas de sinalização em braile. Atualmente a empresa investe em elevadores de piscinas.

Com 70 funcionários, a Planeta Acessível apoia eventos e grandes feiras como Equipotel e Feicon, além de abraçar causas de inclusivas de responsabilidade social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo