Vale e Fundação Tide Setubal passam a integrar o HousingPact para fomentar setor de habitação para população de baixa renda

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Hugo Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Empresas se juntam a outros grandes nomes, como CBMM, Duratex, HM Engenharia, Instituto InterCement e ArcelorMittal

O projeto HousingPact inicia o seu segundo ciclo com a entrada de dois grandes nomes para o time de organizações realizadoras: a Fundação Tide Setúbal e Vale agora integram a rede que apoia e investe no grupo de startups focadas em transformar o padrão de habitação de populações de baixa renda através de inovação e empreendedorismo.

O objetivo do hub de inovação é fomentar a conexão entre startups que desenvolvem tecnologias para moradia e impacto socioambiental com grandes empresas que possuem interesse nesses projetos por meio de pilotos, colaboração em rede, aportes financeiros e mentorias de executivos. O programa já impactou diretamente mais de 1,7 mil pessoas, com melhorias em soluções de geração de renda, água e saneamento, energia, melhoria de moradia e métodos construtivos eficientes.

A adesão de grandes organizações ao HousingPact mostra a crescente preocupação das companhias em estarem alinhadas com o ESG, investimentos sustentáveis que buscam gerar impacto além do resultado financeiro. O movimento vem ganhando cada vez mais espaço em praticamente todos os setores, colocando questões que, antes, eram negligenciadas, como destaque.

Segundo Mariana Almeida, Superintendente da Fundação Tide Setubal, estar comprometido com o ESG é poder trabalhar além das metas e objetivos financeiros da organização e, literalmente, mudar vidas através de green thinking, governança e impacto social.

“A Fundação ajuda o poder público e as empresas a encontrar mecanismos de ação que garantam o impacto social. Para nós, esse impacto acontece com ações de longo prazo que promovem sinergia entre diferentes atores e setores, de modo que cada um possa contribuir com o que lhe cabe, mas a transformação seja efetiva”, comenta Mariana.

Para Jordanna Vogt, da equipe de Coprodutos da Vale, o interesse pelo projeto surgiu em 2020.

“Assim que conhecemos os objetivos do HousingPact, vimos a oportunidade de unir o desafio Vale na destinação de coprodutos a expertise oferecida pelo hub em conectar interesses que podem beneficiar tanto organizações com investimentos ESG quanto a sociedade civil. O projeto nos permitirá a participação em soluções sustentáveis relacionadas à moradia e qualidade de vida da população de baixa renda ”.

“Além de trazer melhorias materiais para quem necessita, este é um hub de inovação aberta que ajuda empresas a se conectarem, investirem em ESG e fomentar o crescimento de startups que tem potencial de fazer a diferença na vida das pessoas. Temos visto cada vez mais empresas aderindo à temática pelo potencial de transformação e impacto gerado. Isso é caminho sem volta.”, explica João Pedro Brasileiro, CEO da Innovation Latam, plataforma responsável pela gestão do HousingPact.

Para participar da iniciativa, as empresas interessadas devem acessar o site do HousingPact e fazer o cadastro do e-mail para contato. Dessa forma, é possível ter acesso às startups com projetos ativos e selecionar aquele que se encaixa no segmento de atuação da empresa.

Sobre o HousingPact

O HousingPact é uma iniciativa de impacto social que reúne grandes organizações como ArcelorMittal, CBMM, Duratex, HM Engenharia, InterCement, Instituto InterCement, Fundação Tide Setubal e Vale em uma aliança que acredita que atuando em rede é possível desenvolver e fomentar startups, empresas, produtos e serviços ligados ao setor de habitação focados na população de baixa renda. www.housingpact.com

Sobre a Innovation Latam

A Innovation Latam é uma plataforma de desenvolvimento de hubs de inovação digital que reúne startups e empresas de diferentes segmentos, como habitação, saneamento e finanças, para promover a conexão entre toda a América Latina. A partir disso, a Innovation Latam faz com que o impacto gerado aos hubs seja mais eficiente, aumentando a visibilidade dos projetos e proporcionando melhorias para a população. A empresa também age como fomentadora de negócios qualificados para ajudar startups a encontrarem grandes empresas a nível regional para seguir com os processos de inovação, conectando o ecossistema em toda a América Latina.