Grupo Guararapes apresenta resultados de 2020
Investimento da companhia em transformação digital traz resultados e vendas realizadas pelos canais online crescem 192% no quarto trimestre
A Guararapes Confecções S.A. (B3 S.A. - BRASIL, BOLSA, BALCÃO: GUAR3 - ON e GUAR4 - PN), controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, encerrou o ano com resultados operacionais consistentes, reforçando a importância do investimento da companhia no processo de transformação digital, aliada a evolução de seu modelo de gestão.
Apesar de 2020 ter sido fortemente impactado pela pandemia da Covid-19, as vendas realizadas pelos canais digitais cresceram 192% no 4T20 em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. No fechamento do ano, a participação foi de 10,3% das vendas totais. Vendas em mesmas lojas cresceram 0,3% no 4T20 em comparação com o mesmo período de 2019, impactadas ainda pela redução do horário de funcionamento em algumas lojas em função dos desdobramentos da pandemia.
"Passamos por um período muito desafiador e os impactos da Covid-19 afetaram o nosso negócio durante boa parte do ano. Por meio de um modelo de gestão bastante sólido, construído no decorrer dos últimos anos, conseguimos nos reorganizar de uma maneira muito rápida para nos adequar ao novo momento e aceleramos o processo de transformação digital da companhia. Como consequência de tudo isso, a companhia apresentou resultados trimestrais relativos superiores às expectativas, apoiou a sociedade através da produção e doação de máscaras e jalecos hospitalares, gerou caixa operacional e diminuiu seu endividamento líquido", afirma Tulio Queiroz, CFO do Grupo Guararapes.
A retomada da performance das vendas aliada a expansão de margem bruta de mercadorias e ao forte controle de despesas operacionais proporcionaram um crescimento de 11,7% do Ebitda de mercadorias no trimestre.
O Grupo encerrou o quarto trimestre de 2020 com um lucro líquido de R﹩368 milhões, 16,5% menor que os R﹩440,6 milhões registrados no 4T19. A receita líquida consolidada, por sua vez, totalizou R﹩2.211,6 milhões no 4T20, 9,3% menor que os R﹩2.439,3 milhões apurados no mesmo período de 2019.
O ano foi marcado pela aceleração do processo de transformação digital do Grupo Guararapes. No período acumulado de janeiro a dezembro de 2020, os investimentos da companhia em ativos fixos totalizaram R﹩365,8 milhões ante R﹩379,4 milhões relativos ao mesmo período de 2019. Do montante, R﹩252,7 milhões (69%) foram direcionados à tecnologia.
No quarto trimestre, a companhia registrou um aumento de 152% no tráfego online e os acessos pelo app representaram 23% no 4T20. Na mesma linha, o número de novos clientes cresceu 3% no 4T20, totalizando um crescimento de 91% de novos clientes no ano. Outras iniciativas como o provador virtual e as melhorias aplicadas ao pós-venda, trazendo novas funcionalidades, com serviços automatizados de estornos, foram fundamentais para otimizar a experiência do cliente e, naturalmente, aumentar a conversão de vendas por estes canais.
Vale lembrar que o Grupo também intensificou o investimento nas frentes de negócio de Casa Riachuelo e Carters. A companhia pretende atender não só às clientes atuais, mas trazer também um novo perfil que busca uma loja mais completa em mix de produtos, variedade, preços, serviços financeiros, lista de presentes, experiência multicanal, entre outras.
Na contramão do setor, a Geração de Caixa operacional do Grupo Guararapes totalizou R﹩450,8 milhões no 4T20. As despesas operacionais totalizaram R﹩778,0 milhões no trimestre, 6,3% abaixo dos R﹩830,1 milhões apurados no 4T19. No 12M20, as despesas operacionais diminuíram 7,8%, totalizando R﹩2.603,7 milhões, ou 41,7% da receita líquida consolidada. No trimestre, as despesas operacionais por m² e por loja apresentaram queda, respectivamente, de 7,6% e 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No 12M20, as despesas operacionais por m² tiveram uma redução de 9,3%, enquanto as despesas por loja diminuíram 10,6% em relação a 2019.
Do lado da Midway, apesar do impacto no fluxo nas lojas e do maior rigor na avaliação de crédito, a Financeira aumentou a captação de novos clientes para o cartão Riachuelo quando comparado ao mesmo período de 2019. O Resultado da Operação Financeira totalizou R﹩40,1 milhões no 4T20. O ticket médio do Cartão Riachuelo totalizou R﹩211,7 no trimestre, 4,8% acima dos R﹩202,0 registrados no mesmo período do ano anterior. No ano, o indicador atingiu R﹩196,1 um aumento de 3,5% frente aos R﹩189,4 registrado no 12M19.
A companhia segue focada no processo de retomada do varejo, com uma gestão transparente e cuidadosa em todas as frentes, operando de maneira segura e atenta às inovações para aprimorar mais a experiência de consumo omnichannel. Ainda no primeiro semestre de 2021, o Grupo Guararapes pretende lançar seu Marketplace.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário