Brasil,

DIA DO MARCENEIRO: IRWIN dá dicas de como fazer a perfuração perfeita na madeira

No próximo dia 19 é comemorado o dia do Marceneiro, data escolhida para homenagear os profissionais responsáveis por unir criatividade, beleza e técnica no desenvolvimento de objetos em madeira. E para celebrar essa profissão milenar, a IRWIN - uma das principais fabricantes de ferramentas manuais e acessórios do mundo - separou algumas dicas para que os profissionais que trabalham com madeira possam ter um domínio ainda maior das técnicas de perfuração, essencial para o dia a dia em uma marcenaria.

Você sabia que, quando não realizada de maneira correta e com as ferramentas específicas, a perfuração pode causar danos à madeira e até mesmo acidentes? Por isso, antes de começar o trabalho prepare os utensílios. Escolha sempre uma broca específica para madeira, e do diâmetro desejado. Tentar alargar um furo com uma broca menor é sinônimo de um furo irregular, com riscos de acidente e de danificar a sua peça.

Para esse tipo de material, podemos usar a broca rápida, ideal para furos angulados, parcialmente sobrepostos e furos na borda da madeira. Temos também a broca chata, ideal para furos mais largos. A broca “Multiuse”, para furos que atravessam a madeira, tais como dormentes e postes de madeira e por fim, a broca de três pontas, que com a ponta de centralização permite o posicionamento exato do local do furo.

Depois de selecionar as ferramentas corretas, é hora de iniciar a perfuração. A primeira recomendação fazer uma marca, depois de medir o objeto, e posicionar a furadeira sobre uma superfície e pressionar a ponta da broca contra a madeira para criar um ponto guia. Esse processo evita que a ferramenta saia do lugar. Outra dica é começar o furo com uma velocidade baixa e pressão moderada, de forma contínua para evitar a formação de rebarbas e furos desalinhados. Caso a furadeira seja usada em alta rotação, a broca irá superaquecer e danificará o fio de corte.

Vale ressaltar que de tempos em tempos será necessário usar a função retroceder da furadeira para liberar o pó acumulado no furo, e impedir que a broca trave. Com relação às rebarbas na saída de furos passantes, a melhor maneira de minimizar o problema é controlar o avanço da broca e apoiar um pedaço de madeira qualquer contra o lado de trás da peça principal, para evitar o lascamento da mesma. É possível ainda furar a partir de um lado do produto até que a ponta da broca apareça do outro lado e, basta virar o material, para a concluir a furação.

A IRWIN possui uma linha completa de ferramentas que contempla brocas específicas para perfuração em madeira. Todas os materiais da marca são fabricados com o mais rigoroso processo de qualidade, o que garante a durabilidade e desempenho superior para resultar em um trabalho preciso. Para mais informações sobre ferramentas e acessórios da IRWIN, acesse o site www.irwin.com.br ou ligue no 0800 970 9044.

Sobre a IRWIN:

A IRWIN é uma marca da empresa Stanley Black & Decker, que conta com ferramentas manuais, acessórios para ferramentas elétricas e também acessórios para profissionais, especialmente desenvolvidos para atender às necessidades de trabalhadores das áreas da construção civil, marcenaria, mecânica, metalúrgica, elétrica, carpintaria, manutenção e reparo. Há 60 anos no mercado brasileiro, tem distribuição em todo o território nacional e conta com um portfólio completo de produtos capazes de atingir rígidos padrões de performance, durabilidade, eficiência e inovação, como brocas, ferramentas manuais e de corte, além de itens para segurança e armazenagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo