Na semana do Dia Internacional da Mulher, Favo lança campanha Seja dona da sua própria história nas redes sociais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziella Severi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Objetivo é dar voz a luta diária de mulheres que compõe maioria entre os empreendedores; com a pandemia, as desigualdades de gênero se acirraram ainda mais

A Favo, empresa de inovação pioneira na implementação na América Latina do modelo de comunidade de compras em grupo - que vende itens de supermercado por meio de líderes de bairro e através das redes sociais - começa neste 8 de março - dia que marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher, a campanha Seja dona da sua própria história, que tem como proposta trazer reflexões sobre a importância do papel das mulheres na sociedade e como ele vem se transformando nos últimos anos. Ao longo de toda a semana, empreendedoras parceiras da Favo vão falar sobre a força e significado do feminino para elas.

Além das lutas por mais igualdade de oportunidades, com o evento da pandemia, estima-se que no terceiro trimestre de 2020, o percentual de mulheres no mercado de trabalho foi o menor registrado desde a década de 90, caindo para 45,8% segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa de Econômica Aplicada). Se já era difícil alcançar posições de liderança antes de um cenário pandêmico, as atuais circunstâncias mostram que serão necessários anos para recuperarmos esse índice.

Para a co-fundadora da Favo, Marina Proença, a escolha entre ter uma carreira profissional e cuidar da família, que é muitas vezes imposta às mulheres, é muito injusta e também um desperdício do potencial de entrega feminino ao ecossistema de inovação. Atualmente, as empreendedoras são maioria na Favo (60%) e cerca de 76,5% também são mães. "Precisamos achar novas formas para fazer o mercado de trabalho, os negócios, a sociedade como um todo, entender a relação da mulher que trabalha e também é mãe. E foi com o foco nessa complexidade que a Favo traz uma resposta real e possível para mulheres que querem empreender e ao mesmo tempo estar perto da família", ressalta.

Entre as suas empreendedoras, a Favo tem diversas histórias inspiradoras como a da Flávia Cordiolli, 44, mãe da Gabriela e gerente de projetos. Ela conta que sempre foi muito organizada e independente, até a chegada do bebê, que nasceu 1 mês antes do previsto. "Foi o maior susto, corri para o hospital e quando a vi, estava em meus braços e era perfeita! Isso acabou me dando ainda mais forças para enfrentar outros desafios à frente, como o meu divórcio", relembra.

Passados os momentos de maior turbulência em sua vida, Flávia se sente muito fortalecida junto à filha que hoje tem 10 anos. "O nascimento da minha filha foi um pontinho de luz de onde eu pude tirar toda a minha força para correr atrás de tudo que era preciso. Resolvi pedir demissão do meu antigo emprego onde estava estabilizada há anos porque enxerguei no empreender uma possibilidade de poder estar mais junto da minha filha", comenta.

Já Claudenisse Aparecida da Silva, 46, é cozinheira e trabalha com a Favo há 6 meses de onde consegue complementar sua renda. Em 2020, passou por momentos muito difíceis com a perda do sobrinho e do irmão o que a levou a depressão. "Não tinha a menor vontade de sair da cama, nada me fazia feliz, mas eu recebi tanto amor que aos poucos a Favo começou a me tirar da cama. Eu realmente me surpreendi com tudo, conheci pessoas maravilhosas, voltei a conversar com os clientes, fazer as vendas, me mostraram que a vida tem novas possibilidades", afirma.

No primeiro episódio da série de vídeos, Marina Proença, co-fundadora da Favo, fala sobre como um de seus propósitos de vida, que é o de impulsionar cada vez mais as mulheres a serem independentes financeiramente, está muito ligada à missão da Favo. Confira esse entre outros depoimentos muito emocionantes ao longo da semana que estarão disponíveis nas redes sociais da empresa.