Venda de Pão Francês, Solidariedade e Amor
Ação de rede de supermercado apoia Utopiar, projeto social que capacita, resgata a autoestima e gera renda para mulheres vítimas de violência doméstica por meio da moda
Para a Utopiar, esta é mais uma data que reforça a vontade de mudar o mundo! Utopiamos viver em um planeta que respeita e valoriza a igualdade de todos os gêneros e celebra as relações justas de trabalho. Nesse lugar, todos cuidam do meio ambiente e contribuem para o bem-estar coletivo das gerações presentes e futuras. E desde o início da pandemia utopiar se tornou mais do que necessário!
Neste ano temos uma novidade, em meio aos desafios da pandemia e às feridas que as mulheres do nosso projeto lutam para conseguir superar: fomos convidadas para integrar uma campanha do Carrefour Brasil para o Dia Internacional da Mulher - parte da venda de pão francês será revertida para o nosso projeto. Essa iniciativa contribui para que possamos continuar a geração de emprego, renda e acolhimento.
Segundo Renata Rizzi, fundadora da Utopiar, as ações com esse comprometimento reforçam a importância do olhar da nossa sociedade para mulheres vítimas de violência - com o AMOR que elas precisam e merecem.
Guiados por esse ideal, a Utopiar, produz produtos de moda em parceria com mulheres que estão superando a situação de violência doméstica em casas abrigos e centros de defesa. Através da capacitação, resgate de autoestima e geração de renda, elas podem exercer seu protagonismo e bancar suas próprias decisões.
O projeto tem alma, sensibilidade e acolhimento com olhar diferenciado para o mundo. O trabalho tem também parceria com a Associação Fala Mulher, que oferece acolhimento e apoio psicológico e jurídico às mulheres em situação de violência doméstica.
A Utopiar realiza oficinas semanais e as mulheres aprendem novas técnicas de design de superfície, como bordado e tingimento. Durante esses encontros, existem conversas, risos e lágrimas. As mulheres se sentem à vontade para compartilhar suas histórias, se reconhecem umas nas histórias das outras e se apoiam. Juntas, elas formam uma poderosa rede de acolhimento e ressignificação.
Ao final das oficinas, elas levam os materiais necessários para realizarem a produção em casa e entregam as peças prontas na semana seguinte. Elas não fazem nenhum investimento em matéria-prima ou equipamento e são remuneradas pela produção entregue. O risco do estoque e da venda é da Utopiar.
Depoimentos de algumas mulheres
Por motivo de segurança, cada mulher escolhe uma flor para ser seu codinome. Para conhecer mais sobre nossas flores, acesse:
www.utopiar.com.br/flores
“A parte mais difícil de todas é essa - levantar da cama de manhã̃. Mas, graças a Deus, hoje eu consigo arranjar motivos pra sair da cama. Depois que ele foi embora, eu comecei a sorrir de novo, e meus filhos também. Eu tô aqui com a Utopiar faz um mês. Hoje, como era dia de oficina, foi um dia fácil pra eu levantar da cama. Aqui nós conversamos, nós rimos e conversamos com outras mulheres que também passaram por isso.” - Cacto
“Se eu pudesse dizer algo às mulheres que também sofrem com a violência psicológica, seria para elas ficarem atentas ao comportamento de seus companheiros; às vezes, não é só́ uma humilhação; às vezes, é uma tortura psicológica que deve ser tratada, até porque essa tortura pode te levar a um quadro de depressão e síndrome do pânico. E que elas procurem ajuda, porque a vida tá aí pra gente viver e temos que aproveitar estes momentos.” - Cravo
“Hoje em dia eu olho pra trás, vejo tudo que aconteceu na minha vida e falo: “caraca, eu consegui!” Nossa... É muito legal isso. Passa todo um filme na minha cabeça de tudo que eu vivi. E eu choro, às vezes é de felicidade, porque eu consegui sair viva dessa. Eu tive essa sorte. Quando eu precisei, ninguém estava por mim. Mas graças às meninas que eu conheci aqui, minha vida mudou para melhor. É muita história, é muita risada e muita motivação, sabe? E é maravilhoso porque a gente pensa que nunca mais vai encontrar pessoas que se importem com você̂.” - Lavanda
“Meu conselho para as mulheres que estão passando por uma situação de violência é: em primeiro lugar temos que nos valorizar e sempre buscar a felicidade. Independentemente de qualquer coisa, nós temos que ser felizes! Procurar ajuda é muito importante. Tem muita gente que faz muito pelas pessoas”. -Amor Perfeito
Como nos relacionamos com o meio ambiente
Sempre que possível, nossas escolhas de processos e matérias-primas também são orientadas pelos princípios da sustentabilidade e da economia circular. Buscamos respeitar o meio ambiente e valorizar a mão de obra e toda rede de geração de valor.
Nossas camisetas são feitas de algodão orgânico, que não usa fertilizantes e pesticidas sintéticos em sua produção. O consumo é de 91% menos água em seu ciclo de vida em comparação ao algodão convencional. Também desenvolvemos uma técnica de tingimento que reduz o consumo de água em 200 vezes em comparação com as técnicas usuais. É desperdício.
Nos responsabilizamos por todo o ciclo de vida de nosso produto. Usamos sobras de tecidos em nossas coleções e embalagens. Quando não é possível nenhuma forma de reaproveitamento, encaminhamos para reciclagem.
Nossos produtos
Para nós, a moda é uma poderosa ferramenta de transformação. Por isso, nossos produtos carregam informação de design e são produzidos de forma a gerar impacto social positivo e reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente.
Para vivermos a vida em movimento e desfrutá-la ao máximo, é muito importante que tenhamos conforto e versatilidade.
Nossas peças abraçam e acolhem. Elas também são muito versáteis e podem nos acompanhar em diversos momentos da vida: do trabalho ao happy hour; da aula ao final de semana; da praia ao campo; ou simplesmente no sofá.
Esse conceito se concretiza em camisetas, kimonos e lenços em cores pastéis e terrosas com aplicações de tingimento e bordado. Suas estampas são inspiradas nas histórias e sonhos das mulheres que participam das nossas oficinas.
Conheça as inspirações por trás de algumas frases bordadas em nossas camisetas: “Calma, tudo tem seu tempo” é o conselho que a Gérbera adulta daria para a criança que ela foi um dia. “Não me apequene” é o que a Lavanda II gostaria de dizer para sua família. “A vida é um ciclo contínuo de términos e inícios” é a reflexão da Melissa de que, por mais difícil que fosse, só́ poderia começar um novo ciclo depois que encerrasse o que estava vivendo.
Mais sobre a Campanha Carrefour
A campanha é uma iniciativa da área de Diversidade e Inclusão do Carrefour Brasil, que, dentre outros temas, desenvolve uma série de ações focadas em promover e incentivar a equidade de gênero e o empoderamento da mulher junto aos seus colaboradores, parceiros e clientes. Além da ação com o pão francês, a Companhia participa anualmente do Programa Tem Saída, que também é voltado à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário