Brasil,

Dicas para acertar na escolha do síndico profissional

Cada vez menos moradores ou proprietários de imóveis se candidatam a síndico de seus edifícios. Nesse cenário, cresce cada vez mais o número de condomínios que contratam síndicos profissionais para "colocar ordem na casa".

"Devido à falta de tempo para se dedicar à gestão, ao aumento da complexidade das obrigações legais e, ainda, ao crescimento das exigências dos moradores, há cada vez menos condôminos interessados em assumir como síndicos, abrindo assim muitas oportunidades para os profissionais. É uma atividade importante que poderá auxiliar os condomínios a terem o patrimônio valorizado, com manutenções bem realizadas, equilíbrio financeiro, transparência das informações, segurança e ambiente harmonioso, representando um campo de trabalho para muitos profissionais".

Para acertar na escolha, a professora do Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional da FECAP Rosely Schwartz elencou algumas dicas para a hora da contratação do profissional.

CUIDADO COM OS MAL INTENCIONADOS

Infelizmente, em alguns casos, síndicos profissionais não bem-intencionados visam apenas ao lucro, incentivados por cursos de formação de baixa qualidade, que possuem como atrativo apenas a promessa de ganho fácil de dinheiro, sem colocar como objetivo a qualificação da gestão e sem enfatizar a grande responsabilidade que o profissional assume, além da expectativa elevada que é esperada pelos condôminos ao eleger um síndico intitulado "profissional", explica Rosely.

Esses maus profissionais fazem uma concorrência desleal nas assembleias de eleição, colocando seus preços abaixo do que seria possível para entregar um trabalho de qualidade.

"Essas pessoas estão comprometendo a atividade, prejudicando o futuro de muitos síndicos profissionais, capacitados, competentes, éticos, íntegros, e que deixam de vencer a eleição", diz.

CUIDADO COM AS EXPECTATIVAS

Depois de algum tempo, os condôminos começam a ter as suas expectativas frustradas, percebendo ações estranhas que o síndico profissional tem adotado.

Alguns deles podem contratar empresas terceirizadas sem a aprovação de assembleia, sendo que, em alguns casos, a empresa possui ligação com o próprio síndico; manutenções realizadas com valores acima do mercado e, mesmo com valores elevados, não são levadas para aprovação em assembleia.

Outra questão que tem gerado bastante reclamação é o fato de o síndico profissional eleito pela assembleia, por atender a muitos condomínios ao mesmo tempo, não aparecer nas reuniões, enviando em alguns casos um "preposto" totalmente desconhecido dos condôminos, sendo este, na maioria das vezes, menos preparado que o próprio síndico.

Os condôminos ficam insatisfeitos, pois não foram informados na assembleia de eleição que seriam atendidos no dia a dia pelo preposto.

Uma das consequências para o desapontamento dos condôminos é a destituição do síndico profissional ou a espera da eleição com a volta de um síndico morador, que, mesmo sem tempo e conhecimento, assume a gestão, colocando em xeque o futuro do patrimônio de todos os condôminos.

COMO ESCOLHER O SÍNDICO PROFISSIONAL

Para evitar arrependimentos, siga estas dicas:

- Busque conhecer o candidato a síndico profissional. Não basta que ele somente apresente certificados de cursos realizados, mas demonstre e comprove trabalhos entregues. Essas informações precisam ser verificadas antes que ele seja considerado candidato. Deve-se buscar as informações diretamente nos condomínios em que o candidato já exerce ou exerceu a atividade, para que seja possível comprovar, por meio de dados, os resultados positivos na comparação entre o antes e o depois de ele ter assumido a gestão nos prédios verificados;
- É preciso dar atenção também a como ele conduz as licitações, que devem ser realizadas sempre com a participação de comissão de condôminos;
- Observe ainda como o profissional faz a gestão das contas bancárias, que devem ser sempre movimentadas com a coparticipação de algum membro do conselho ou subsíndico;
- Outro ponto a verificar é quantas vezes, na semana, o síndico visita os condomínios onde atua, quantas horas ele permanece no local, quantas vezes se reúne com os conselheiros, se realiza pesquisa periódica com os moradores e qual o tempo que ele demora para responder às demandas dos moradores;
- O síndico profissional deve demonstrar comprometimento, principalmente nas assembleias, exibindo os resultados conquistados por sua gestão, por meio de dados e gráficos, transmitindo segurança aos condôminos;
- Além de receber o currículo do candidato, o condomínio que está com pauta de eleição de síndico deve realizar um levantamento cadastral completo dos concorrentes, em todos os órgãos das esferas federal, estadual, municipal, em cartórios de protesto, tribunais de justiça, e em serviços como o Reclame Aqui e o Procon;
- Quando o candidato a síndico profissional for iniciante, além do levantamento cadastral, ele deverá deixar bem claro em sua apresentação quais serão as suas propostas para o condomínio, que devem incluir os tópicos já mencionadas neste texto. Trazer resultados positivos e valorização patrimonial será decisivo para o seu sucesso.

ACOMPANHE A GESTÃO DO SÍNDICO

Hoje, uma administração de condomínios de qualidade, transparente, com quota condominial mensal adequada, que proporcione um ambiente harmonioso e seguro aos moradores, exige dedicação de tempo e, sobretudo, capacitação do síndico, seja ele morador ou profissional, em função do aumento constante das obrigações legais e das exigências dos moradores.

Mesmo que o síndico busque dividir as responsabilidades com uma boa administradora, é mandatório que ele tenha conhecimento para poder decidir com propriedade e independência.

Outra ação que pode contribuir para aumentar a qualidade e a transparência da gestão é a contratação de uma auditoria preventiva mensal, com o acompanhamento dos conselheiros e de uma comissão de condôminos para que haja total independência. Essa atitude se justifica pela falta de tempo e de conhecimento dos conselheiros em analisar as pastas de prestação de contas.

Enfim, para melhor atender a todas essas questões, o síndico profissional, capacitado, ético e integro se torna uma opção válida, que traz tranquilidade a todos os condôminos, contudo, é preciso identificá-lo para evitar que uma boa intenção se transforme em pesadelo.

CURSO PROFISSIONALIZANTE

A FECAP oferece o curso "Administração de Condomínios e Síndico Profissional, Módulo I, II e III". As atividades são totalmente on-line, com aulas ao vivo para todo o País, como se o aluno estivesse em uma sala de aula interagindo com a professora e os colegas. Estão abertas as inscrições para turma com início em março.

Segundo a coordenadora do curso, Profª Rosely Schwartz, para atuar com responsabilidade na área da administração de condomínio, uma formação adequada é fundamental para diferenciar o profissional no concorrido mercado condominial. "Tanto condomínios residenciais como comerciais precisam atender a uma ampla legislação, que pode ser comparada às normas das empresas, além da crescente exigência dos moradores. Gerenciar bem o patrimônio significa ter um ambiente harmonioso, seguro, tranquilo e valorizado", diz.

Os cursos oferecem aos participantes todos os subsídios necessários para gerenciar de forma eficiente qualquer condomínio. Como os módulos não são necessariamente sequenciais, o aluno pode, aleatoriamente, fazer qualquer um dos três (I, II e III), adequando-os à sua disponibilidade de tempo. No entanto, para ter a capacitação completa, é indispensável que o aluno curse as 122 horas dos três Módulos (I, II e III).

O público-alvo é formado por pessoas que são ou querem se tornar síndicos, profissionais de empresas administradoras de condomínios, síndicos profissionais, advogados, zeladores, gerentes prediais que buscam atualização e demais interessados.

Um importante diferencial do curso é o atendimento de dúvidas dado aos alunos pela professora, mesmo após o término do curso. Além do certificado e apostilas, os alunos do Módulo I também recebem o e-book "Revolucionando o Condomínio", 15ª Edição, com 380 páginas.

Curso de Curta Duração de Administração de Condomínios e Síndico Profissional
Inscrições: até 26 de março de 2021
Carga Horária: 122 horas ao todo
Módulo I, a partir de 22/03 (52h)
Módulo II, a partir de 07/04 (35h)
Módulo III, a partir de 08/04 (35h)
Investimento: R$ 1.050,00 - Conheça a política de descontos.
Professora: Rosely Schwartz
Inscrições e mais informações: https://www.fecap.br/curta-duracao/curso-de-administracao-de-condominios-e-sindico-profissional/
É possível obter descontos de até 30%!

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo