Brasil,

Para Tornar as Áreas Urbanas Mais Verdes e Agradáveis, Heineken® Promove Plantio de Espécies da Mata Atlântica

Para Tornar as Áreas Urbanas Mais Verdes e Agradáveis, Heineken® Promove Plantio de Espécies da Mata Atlântica

Ação que aconteceu nas cidades de Carapicuíba, localizada na região da grande São Paulo, e na capital gaúcha, Porto Alegre, realizou o plantio de aproximadamente 700 mudas de plantas nativas

Com intuito de deixar um legado positivo para as regiões metropolitanas de São Paulo e Porto Alegre, a Heineken® organizou o plantio de vegetação da mata atlântica nativa que foi utilizada no paisagismo e cenografia do projeto "Heineken Green Your City", idealizado pela agência Atenas e que aconteceu no período de janeiro a março de 2020, nas capitais paulista e gaúcha, respectivamente.

Encabeçado por Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauração da paisagem natural das cidades, a primeira ação de plantio aconteceu na cidade de Carapicuíba (SP), e contou com a presença do Projeto Ressavanar, coletivo local de preservação da mata atlântica, no qual revitalizou uma área carente de vegetação nativa e de aproximadamente 852 m². Clique aqui para ver imagens deste plantio. Créditos: Luciana Prézia.

Já a segunda ação de reflorestamento aconteceu na capital gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O local escolhido foi a Praça Symcha Melon, espaço de 700 m², e que anteriormente estava desprovido de verde e sem cuidados ambientais. Clique aqui para ver fotos deste plantio. Créditos: Ângelo Bonini.

A escassez de vegetação nativa, a falta verde e excesso de cinza dos locais escolhidos, foram fatores decisivos para a decisão da Heineken® em realizar essa ação. Com isso, a iniciativa ambiental promovida pela marca ajudou a resgatar a natureza original dos locais e fez o cultivo de aproximadamente 700 mudas de quase 30 diferentes espécies nativas, entre elas, mudas e árvores de araçá, aroeira-vermelha, palmito-jussara, araucária, mutambo, para citar algumas.

"Para ter um futuro melhor é preciso incentivar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de tornar áreas urbanas mais verdes e agradáveis. Por isso, iremos cada vez mais elevar esse tema em nossas ações, pois é extremamente necessário o engajamento comunitário, e só assim, juntos em coletivo, conseguiremos gerar mudanças positivas no meio-ambiente em que vivemos", comenta Guilherme Retz, gerente de marketing da marca Heineken no Brasil.

"Hoje, nas cidades brasileiras, a maior parte da vegetação é de origem estrangeira, mesmo sendo o país de maior biodiversidade do planeta. Esses plantios promovem a valorização da biodiversidade nativa e serviços ecossistêmicos, que atendem a década da restauração da ONU e as suas ODS. Essas centenas de árvores plantadas são nativas do bioma regional, com algumas espécies que podem viver mais de dois séculos, e na técnica da Floresta de Bolso o crescimento é acelerado e de menor manutenção. É incrível imaginar que muitas dessas arvores nativas estarão ainda vivendo daqui a 1 ou 2 séculos. A ação Green Your City se reverbera por um prazo de gerações", diz Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauro da paisagem natural.

"Cerca de 72% da população brasileira vive em território de Mata Atlântica, mas muitos não se dão conta, já que a floresta teve 90% de sua área original destruída e está muito fragmentada. As ações de conscientização e a recuperação da floresta são muito importantes para garantir a sobrevivência desse bioma tão importante para nossa qualidade de vida. Se todos plantarem um pouco, o resultado será muito positivo", afirma Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica.

"Nós, do Projeto Ressavanar, ficamos muito contentes com a oportunidade de trabalhar junto à Heineken® no plantio dessas 300 mudas de espécies tão emblemáticas da Mata Atlântica e Cerrado Paulista. Esta iniciativa acrescenta muito ao processo de recuperação ambiental do bioma", comenta Hamilton Cezar, um dos líderes do projeto. "Levando em conta que as mudas apresentam excelente qualidade e tamanho, acreditamos que o crescimento das árvores será rápido e homogêneo, assim garantindo agilidade na recuperação de nossa mata ciliar, que protege três nascentes no terreno", complementa Marcelo Costa, ambientalista e líder do Projeto Ressavanar.

"A comunidade de Porto Alegre agradece a iniciativa louvável de uma empresa que preza pelo futuro do nosso planeta. Nosso trabalho agora é conscientizar os moradores do entorno para cuidarem e preservarem as novas mudas", orienta o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm.

A ação de plantio estava prevista para acontecer logo após o término do projeto "Heineken Green Your City", em março de 2020, porém teve que ser suspensa em virtude da situação de anormalidade que trouxe a pandemia da COVID-19. Durante todo este período de aguardo, para manter as melhores condições de desenvolvimento e cuidado da vegetação, as plantas ficaram armazenadas em estufas especiais que reproduziam seus respectivos biomas, protegidas de pragas e sob os cuidados ecológicos rigorosos.

Heineken Green Your City

O evento aconteceu de janeiro até março de 2020 e teve o objetivo de reconectar as pessoas que vivem em ambientes urbanos com a natureza. Por meio de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e Floresta de Bolso, o projeto criou refúgios verdes nas regiões centrais de São Paulo e de Porto Alegre, inspirado em projetos de selvas urbanas, movimento que é tendência em diversas capitais do mundo, tendo como guia a criação de verdadeiros oásis de mata de espécies nativas em espaços áridos nos centros de grandes cidades.

Durante o período deste evento, toda garrafa de cerveja consumida dentro do "Heineken Green Your City", converteu-se em uma muda de árvore nativa que foi doada à SOS Mata Atlântica. Ao todo, ao final do projeto, a Heineken® realizou uma doação significativa de aproximadamente 20 mil mudas à Fundação.

Volte Sempre

Com o objetivo de gerar um impacto social, ambiental e potencializar ainda mais a mensagem que atitudes sustentáveis e responsáveis podem salvar o planeta, a Heineken® engajou seus consumidores à pratica de reciclagem de garrafas de vidro, e por meio da ação "Volte Sempre". As pessoas que circularam pelo "Heineken Green Your City" foram impactadas por máquinas instaladas no local, e que eram responsáveis por recolher e triturar as garrafas de vidro usadas, armazenando a matéria-prima internamente e que posteriormente foi coletada e destinada à indústria do vidro, garantindo um ciclo sustentável deste material.

Ao todo foram recolhidas 5.291 garrafas de vidro, sendo 3.099 em São Paulo, e 2.192 em Porto Alegre, e que posteriormente foram transformadas em novas embalagens do portfólio do próprio Grupo HEINEKEN, fechando a circularidade do material.

Para saber mais sobre o programa Volte Sempre, acesse: https://www.programavoltesempre.com.br .

Parceria Heineken® e SOS Mata Atlântica

A parceria existe desde 2007, com a criação do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica - HEINEKEN Brasil, localizado na cidade de Itu (SP). No local funciona a base de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano - com cerca de 110 espécies nativas. Instalado numa fazenda, de propriedade do Grupo HEINEKEN no Brasil cedida em comodato para a SOS Mata Atlântica, o centro tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de sua área recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, abriga árvores que já alcançam 10 metros de altura e se configura como um espaço de refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas.

O Centro de Experimentos Florestais conta com engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas, que realizam ações de pesquisa, mobilização, cursos e capacitação. Além disso, um projeto de educação ambiental para escolas e grupos de Itu e região, que já recebeu mais de 48 mil pessoas para atividades que tem como principal objetivo proporcionar experiências com a natureza e diálogos sobre questões socioambientais. Para saber mais clique aqui .

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban e Lagunitas. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo