Brasil,

Como lidar com a saudade em tempos de pandemia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Déborah Ribeiro da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Tecnologia é com certeza a melhor aliada!

A pandemia certamente atrasou sonhos e reencontros entre muitas pessoas. A ansiedade para abraçar os entes queridos e amigos pode ser muito difícil para alguns. Infelizmente o distanciamento social deixou isso quase impossível, e como muitos tiveram que mudar, a saudade ganhou uma dimensão ainda maior.

A psicóloga Sônia Eustáquia, especialista em sexologia, explica que muitas pessoas apresentam sintomas físicos e comportamentais neste momento de pandemia.

“Além de deixar os sentimentos mais aguçados, o isolamento pode desencadear problemas relacionados à saúde mental, como a ansiedade e, em alguns casos, a depressão. Algumas pessoas ainda apresentam quadros de taquicardia, que é o “aperto no peito”, vazio que também pode vir acompanhado de algum sintoma físico”. Por isso, ocupar a mente, por mais que não seja muito fácil dependendo da situação, pode ajudar nos sintomas de saudade. Atividade física em casa e a criação de uma rotina podem ajudar a controlar a ansiedade e o excesso de preocupações com quem está longe, segundo a especialista. “A tecnologia é nossa melhor amiga neste momento, pois tem a incrível capacidade de conectar quem está distante. Fazer ligações de voz e vídeo são ótimas pedidas. Você pode também conversar com as pessoas pelos aplicativos de mensagens sobre outros assuntos descontraídos, enviar alguma receita, indicar um livro, filme ou série, entre outros”, citou.

Idoso sim, desconectados não!

De acordo com a psicóloga, com o impedimento do contato físico, sobretudo entre os idosos que ocupam o grupo de risco, muitos tiveram que se adaptar neste momento. “Para quem é mais jovem e já nasceu na era da tecnologia, tudo pode ser mais fácil. Mas, muitos tiveram que ensinar aos mais velhos como usar e aproveitar estes recursos, a fim de garantir a eles mais distração e tempo de qualidade durante a pandemia. Isso também colabora para que eles não fiquem a todo tempo com pensamentos negativos e ameniza os sintomas de saudade”, garantiu Sônia. Ela ainda alerta a respeito das fake news, que circulam principalmente nas redes sociais, pois o excesso desse material pode desencadear ansiedade ou medo. “Ficar o tempo todo lendo notícias é prejudicial, pois além da pessoa não conseguir nem mais filtrar o que lê, isso pode trazer angústias desnecessárias. Por isso, usar a tecnologia de forma positiva é essencial, pois com a versatilidade do celular, pode ser usado tanto para informação, estudos ou entretenimento, além de matar a saudade de quem tanto amamos”, destacou Eustáquia. Fonte: Sônia Eustáquia é graduada em Psicologia, Psicanalista, pós-graduada em Neuropsicologia, Sexualidade Humana e Docência do Ensino Superior, a psicóloga Sônia Eustáquia atende em Belo Horizonte promovendo saúde e qualidade de vida aos seus pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar