Brasil,

Termoplástico extrusado com fibras naturais é exclusividade da Artecola na América Latina

Material 100% reciclável é usado principalmente na indústria calçadista e no setor automotivo, garantindo ganhos sustentáveis e melhor performance final.

A Artecola é a única empresa na América Latina que oferece ao mercado termoplásticos extrusados com fibras naturais. Registrados sob a marca Ecofibra, os materiais são 100% recicláveis e, dependendo da formulação, ainda podem ser totalmente biodegradáveis, outra exclusividade da Artecola para esse tipo de produto.

As principais utilizações do Ecofibra estão no setor calçadista e no setor automotivo, em peças de estruturação. “A extrusão de termoplásticos com fibras naturais exige alto investimento em equipamentos e refinado conhecimento técnico. São diferenciais que fazemos questão de oferecer ao mercado por conta de nosso foco na inovação e na sustentabilidade”, ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst. A família Ecofibra, assim como todos os lançamentos da Artecola, é desenvolvida com base em critérios ambientais. “Buscamos sempre oferecer a melhor performance com o menor impacto ao meio ambiente”, detalha o empresário.

O produto utiliza como matéria prima fibras vegetais descartadas por outros setores, consideradas sobras de produção. Estes resíduos ganham nova aplicação na Artecola, substituindo insumos de fonte não renovável. Com isso, dois importantes ganhos ambientais são garantidos: a empresa reduz o consumo de materiais que causam impacto ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, contribui para reduzir a quantidade de resíduos que seriam descartados em outros processos produtivos. Uma das formulações, por exemplo, reduz o uso de polímero (fonte petroquímica) e dá nova aplicação a resíduos de madeira da indústria moveleira.

Somente em 2020, a Artecola reutilizou 2.263 toneladas de material reciclado em sua produção, boa parte desse total direcionado para a família Ecofibra. “Contribuímos para que nossos clientes criassem calçados biodegradáveis, automóveis mais econômicos e produtos finais recicláveis, diminuindo a quantidade de resíduos sólidos em diversos setores”, comemora o Presidente.

ECOFIBRA NO CALÇADO – No segmento calçadista, a família Ecofibra é usada em couraças e contrafortes, itens que auxiliam na estrutura dos calçados. As couraças são aplicadas no bico, mantendo o formato do sapato. Já os contrafortes ajudam a formar o “calcanhar” e também na sustentação dos modelos. Couraças e contrafortes desenvolvidos com a família Ecofibra têm a vantagem de serem mais maleáveis e resistentes, o que permite espessuras menores para manter a estrutura dos calçados com maior conforto e sem interferir no visual.

ECOFIBRA EM AUTOMÓVEIS - Direcionado às sistemistas que fornecem para as montadoras, o Ecofibra é usado em diversas partes do interior de automóveis, como o revestimento posterior do banco traseiro, medalhões e painéis de portas, revestimento de tetos e porta-pacotes. O laminado com fibras naturais se tornou um grande sucesso da Artecola para o segmento, hoje usado em modelos da Fiat, Jeep, Honda, Hyundai, Renault, Nissan e Toyota. O Ecofibra permitiu a substituição de barras metálicas na estruturação de peças que tiveram até 23% de redução de peso e até 50% em número de componentes, contribuindo para melhor performance e economia dos veículos.

A ARTECOLA - Com 72 anos completados no dia 5 de maio de 2020, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, a empresa conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão – com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Mais informações podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br e nas mídias sociais da Artecola Química.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo