Brasil,

Matrix 4: qual comprimido você escolhe?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Daniel Bydlowski

Quando Matrix estreou em 1999, o cinema passou por uma revolução. Tanto de técnicas de filmagem, efeitos especiais, quanto de roteiro. Não foram apenas as cenas de lutas coreografadas e memoráveis, como a de Neo, personagem de Keanu Reeves desviando de balas, que durou cerca de 20 segundos, mas demandou anos de pesquisas para ser elaborada, que fizeram do filme um sucesso.

Muitos se identificaram com a narrativa repleta de ficção cientifica, literatura, artes marciais, religião e referências das irmãs Lana e Lilly Wachowski, também responsáveis pela direção da trilogia. Claro que a distopia, que apresenta a história de um mundo onde as máquinas tomaram conta de tudo, os humanos, sem consciência de nada, tornarem-se apenas fontes de energia é bastante complexa, mas quando analisada com cuidado as referências são incríveis.

A obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, provavelmente é a que mais aparece. Desde analogias com nomes, como Choi e Dujour (algo como “escolha do dia”), o casal que aparece no começo do filme, até o famoso coelho branco, explicito em frases e tatuagens, entre muitas outras. Outra referência clássica é ao Mágico de Oz, inspirado na obra de L. Frank Baum. Vermelho é a cor do comprimido que dá a Neo a escolha de conhecer o universo desconhecido, assim como a cor dos sapatos de Dorothy. Assim como Neo, a garotinha também descobre na terra fantástica de Oz que a tecnologia era uma arma usada para enganar as pessoas.

O nome do protagonista Neo é um anagrama de “one” (um, em inglês), o escolhido e Morpheus, interpretado por Laurence Fishburne, na mitologia grega é o deus dos sonhos, mas no filme ele é o responsável por “despertar” as pessoas de seus sonhos. Ainda, é possível com um olhar mais atento encontrar outras referências como semelhanças com questões religiosas profundas e momentos históricos reais. Mas talvez a mais curiosa seja o momento escolhido para a continuação.

Curiosamente o lançamento de Matrix 4 Child of Zion, ocorrerá em meio ao momento que a sociedade passa por angustias e preocupações, sentimentos representados pela Matrix. O que esperar então? Coincidência ou não, me diga, qual comprimido você escolhe?

Lana Wachowski foi confirmada como roteirista e diretora da nova produção, bem como Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e novos atores no elenco como, Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) e Jonathan Groff (Mindhunter), além de Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman), Priyanka Chopra Jonas (Baywatch), Jessica Henwick (Punho de Ferro), Andrew Caldwell (iZombie) e atores de Sense8 da Netflix, Max Riemelt, Eréndira Ibarra, Toby Onwumere e Brian J. Smith. A estreia está prometida para dezembro, 2021.

Sobre o cineasta: O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar