AES Brasil inicia as obras do Complexo Eólico Tucano na Bahia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amauri Vargas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Parque eólico com capacidade instalada de 365 megawatts construído nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci e deve entrar em operação em 2023

Diante da Licença de Instalação que autoriza a construção de 365,8 MW de capacidade instalada, concedida em 5 de fevereiro pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, a AES Brasil dá continuidade ao desenvolvimento da primeira fase do Complexo Eólico Tucano, construído e operado em Joint Venture com a Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, localizado nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, na Bahia.

A obra iniciada, que cumpre o cronograma estimado de construção com conclusão prevista para o segundo semestre de 2022, contempla a fase da joint venture, com controle compartilhado com a Unipar, e a fase 2 do acordo de compra e venda de energia com a Anglo American, que juntas totalizam 322,4 MW de capacidade instalada.

"O início das obras do Complexo Tucano é um passo importante da nossa estratégia de crescer em ativos eólicos. Nada melhor do que iniciar esse investimento tão relevante com uma parceria com a Unipar, um cliente estratégico da Companhia. Estamos nos tornando sócios em função de um produto inovador no mercado", afirma Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil.

"O início das obras marca mais um passo desta iniciativa, fruto da parceria entre a Unipar e a AES Brasil, que trará maior competitividade para a Unipar e se baseia em uma matriz de energia limpa para a nossa operação e para os consumidores do Ambiente de Contratação Livre (ACL)", afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

Sobre o Complexo Eólico Tucano:

O Complexo Eólico Tucano possui um total de 582,8 MW de capacidade instalada, sendo composto por:

Fase 1: 155,0 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 78 MW médios de energia assegurada, sendo que 60 MW comercializados por meio de um contrato com prazo de 20 anos firmado entre a joint venture com Unipar, com início de entrega de energia a partir de 2023.

Fase 2: 167,4 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 79 MW médios de energia assegurada, sendo 70 MW médios comercializados pelo prazo de 15 anos, com a Anglo American, com entrega de energia a partir de 2022.

Pipeline: 260,4 MW de capacidade instalada

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos renováveis com uma capacidade instalada total de 4,0 GW. Toda a energia gerada é proveniente de nove usinas hidráulicas, três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que estão localizadas no estado de São Paulo, dos Complexos Eólicos Alto Sertão II (BA), Ventus (RN) e MS e Santos (CE e RN) e dos Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste (SP). Além disso, conta ainda com o Complexo Eólico Tucano em construção na Bahia com 322 MW e um pipeline de projetos, chamado Complexo Eólico Cajuína (RN), formando um novo cluster de geração no Rio Grande do Norte.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, insumos que formam a base de todas as indústrias e tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão).

Com aproximadamente 1.400 funcionários, distribuídos em seus escritórios e plantas industriais em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina, a Unipar tem foco em produtos de qualidade, preservando a segurança, respeito ao meio ambiente, integração comunitária e valorização de seus colaboradores.

Este projeto traz maior competitividade para a Unipar e utilização de fontes mais limpas, seguindo sua história e direcionamento.