Brasil,

Amazon aperta a vigilância sobre seu pessoal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

A Amazon está anunciando a instalação de câmeras em seus veículos de entrega; os dados capturados por essas câmeras serão processados por algoritmos de inteligência artificial como forma de avaliar o desempenho dos motoristas.

Mas esta não é a primeira iniciativa da empresa nesse sentido. Já há alguns anos ela vem usando para isso um aplicativo chamado Mentor, cujo objetivo, segundo a Amazon, é aumentar a segurança e eficiência desses profissionais, que em sua maioria são empregados terceirizados.

Ao iniciar seu turno de trabalho, o motorista se conecta ao aplicativo, que procura registrar acelerações e freadas bruscas, uso do cinto de segurança, demora na efetivação de entregas e outros ponto ligados ao comportamento do profissional.

A cada sete dias, o aplicativo atribui um score ao motorista; aqueles cujo comportamento foi impecável recebem um 800. Já um score abaixo de 499 significa a perda de benefícios e até mesmo uma suspensão.

A Amazon agrega os resultados dos motoristas de forma a poder ranquear as empresas que os empregam, dando às mais bem colocadas algumas vantagens, como por exemplo, a atribuição de melhores rotas.

Porém, as queixas acerca do aplicativo são muitas, como por exemplo acusar os motoristas de estarem usando os celulares enquanto dirigem, mesmo quando recebem e não atendem chamadas ou quando os aparelhos são sacudidos por ondulações do pavimento.

Além disso, muitas das 1.300 empresas que prestam esses serviços à Amazon não fornecem celulares aos motoristas, que precisam então instalar o aplicativo em seus telefones de uso pessoal, e inclusive, arcar com os custos desses equipamentos e serviços.

A ideia de pessoas sendo monitoradas durante todo o tempo em que estão trabalhando pode parecer assustadora para alguns, mas é normal no que diz respeito à Amazon. Os funcionários dos centros de distribuição da empresa há muito vivem essa realidade, seja por meio de aplicativos que controlam sua produtividade seja pela vigilância de supervisores para prevenir potencial ativismo sindical e, mais recentemente, câmeras que buscam garantir que os colaboradores sigam diretrizes de distanciamento social.

Não é difícil entender por que a Amazon está tão obcecada em rastrear seus trabalhadores - a busca constante da empresa por eficiência é o que a fez crescer tanto. Ao criar estruturas que proporcionam aos clientes exatamente o que elas desejam, muito rapidamente, a empresa ajudou a criar uma cultura de conveniência, que pode ser muito difícil de eliminar.

Essa busca por eficiência, no entanto, exige a desumanização dos funcionários e prestadores de serviço, o que está abrindo precedentes assustadores para a indústria e para a sociedade em geral.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo