Brasil,

Celulose microfibrilada é aposta de material sustentável para indústria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista da Valmet explica importância, futuro e desafios da aplicação do material

Nos últimos meses, a celulose do tipo microfibrilada, também conhecida como Micro Fibrillated Cellulose (MFC), começou a fazer parte do dia a dia de diversos brasileiros por conta da pandemia do novo coronavírus. O material, que é sustentável, se tornou a aposta para a indústria e tem potencial de uso em diversos setores: papel, cosméticos, fármacos e alimentos, com a função de controlar a viscosidade e estabilizar a suspensão de óleos. Na área de alimentação é empregada em revestimentos comestíveis e embalagens.

Recentemente, uma das funções da MFC foi aperfeiçoada a partir de testes realizados numa planta piloto, no sistema desenvolvido pela Valmet - líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia. Nos testes, foi aplicado o material como um espessante e emulsificante no preparo de álcool antisséptico e em gel.

O especialista em Refinação da Valmet na América do Sul, Roberto Franchini, explica que a MFC vem ganhando destaque por trazer inúmeros benefícios. “Este é um material sustentável e que pode ser encontrado em abundância na natureza, por possuir propriedades e melhor desempenho em relação a outras aplicações com celulose. A MFC é uma micropartícula da celulose, com uma espessura dez vezes menor do que um fio de cabelo. Para chegar até aqui foram necessários anos de estudo, tecnologia e muita dedicação de pesquisadores. A indústria está cada vez mais atenta às questões ecológicas e vem ampliando usos de tecnologias sustentáveis”, explica.

Apesar dos desafios, como o de identificar melhores aplicabilidades e transporte, a MFC tem alto valor agregado atualmente. “É necessário aproveitar as oportunidades que trazem a aplicação da MFC , tanto em papel, tissue e outras portas que estão sendo abertas. A planta piloto da Klabin utiliza a tecnologia da Valmet e estamos desenvolvendo diversos testes para inovar na indústria. Apesar de ser um campo muito vasto, o futuro desse material é uma “jornada sem volta”. E o desenvolvimento e o uso da fibra serão muito importantes daqui para frente. Um dos desafios que estamos trabalhando é na aplicação sustentável e mais limpa possível de técnicas que utilizam a MFC, como no papel, por exemplo”, adianta Franchini.

Futuro da MFC

Diversos estudos apontam que a MFC, material facilmente renovável, também pode ser usada na produção de cosméticos, no fortalecimento de materiais de construção civil, peças leves para carros e até tecidos.

O especialista da Valmet conta que a partir da celulose é extraída a MFC, que está entre a celulose e celulose nanofibrilada. “Como fornecedora de tecnologia, a Valmet está desenvolvendo e aperfeiçoando o conhecimento sobre a versatilidade da MFC. É um produto de grande potencial. O principal diferencial é oferecer ao mercado produtos e tecnologias com base verde e sustentável, que é o caminho da indústria daqui para frente”, finaliza.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar