Brasil,

Pesquisa nacional da Doctoralia e do TuoTempo aponta as principais tendências para 2021 na área da saúde

O estudo mostra como a pandemia impactou o setor e acelerou a implantação de ferramentas e serviços em marketing e gestão

A pandemia transformou a rotina de muitos setores, principalmente na área da saúde. As empresas se aprimoraram rapidamente e tiveram que criar novas formas de se relacionar e de atender os seus públicos com a mesma qualidade. Com o intuito de compreender o novo cenário desafiador e apontar as principais tendências para 2021 no setor, a Doctoralia, maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, e o TuoTempo , um avançado sistema de relacionamento com o pacientes, desenvolveram o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, estudo que entrevistou 340 profissionais de diversos centros médicos do país. O resultado completo está disponível em https://clinicas.doctoralia.com.br/panorama-das-clinicas-e-hospitais-2021/baixar .

Uma das principais tendências apontadas para este ano, de acordo com a pesquisa, é o investimento do setor em ferramentas profissionais para aplicação de estratégias de marketing em seus espaços. Pelo menos 80% das instituições ouvidas já investem em marketing ou têm a intenção de investir nessa prática no futuro.

"Fica nítido que a transformação digital veio para ficar e será fundamental para a continuidade dos negócios no universo da saúde. As empresas compreenderam que precisam apostar na modernização de sua gestão, por meio da utilização de novos mecanismos, para continuar prestando atendimento de qualidade. A nossa pesquisa revelou que ferramentas de software, processos ágeis de atendimento, gestão eficiente e equipe treinada são diferenciais para as clínicas que querem se manter em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo", conta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia (www.doctoralia.com.br).

Outro tópico que se destacou na pesquisa, logo após o investimento em marketing, foi a fidelização dos pacientes, algo que é extremamente importante para as clínicas. Para tornar os clientes leais àquela marca ou serviço, ações de marketing segmentadas e com embasamento são muito necessárias. Atingir o público de forma diferenciada faz com que os serviços e valores daquela empresa se perpetuem, pois o paciente enxerga valor naquilo e se torna um verdadeiro embaixador da instituição.

Quais são os principais objetivos/ prioridades do seu centro médico para 2021?

Ainda englobando a digitalização na saúde, que é um caminho irreversível, a telemedicina também é um tema que deve ser explorado este ano. Muito utilizada em 2020, após sua regularização compulsória, e em ritmo de crescimento, as consultas online oferecem comodidade, segurança e praticidade para médicos e pacientes. Mais de 70% das instituições ouvidas na pesquisa já disponibilizam esse tipo de atendimento. Dentre elas, 24% já aderiram à prática plenamente e 48% tiveram adesão de parte dos profissionais. "A telemedicina veio pra ficar e tornou-se essencial para a rotina das instituições de saúde, como mais uma alternativa na entrega de saúde com qualidade e segurança, melhorando a relação médico-paciente", ressalta o executivo da Doctoralia.

Outro dado do estudo é que grande parcela das clínicas e hospitais tiveram que mudar sua rotina devido à pandemia: 13,5% delas passaram a atender apenas à distância. Assim, digitalizar seus serviços e apostar em novos softwares são vistos como tendências. Após um período desafiador, as empresas querem facilitar os processos para seus times e para os pacientes, obtendo benefícios concretos por meio disso.

Ferramentas inteligentes que otimizam a administração de agendas e elevam a experiência do paciente trazem um impacto muito positivo para os negócios. Alguns exemplos são o software de gestão Doctoralia Clínicas (https://clinicas.doctoralia.com.br/) e o sistema de relacionamento (CRM) TuoTempo (https://www.tuotempo.com.br/), que evitam a sobrecarga dos colaboradores por meio de funcionalidades inteligentes e da automação de processos - sem deixar de lado a humanização do atendimento.

Um dos temas muito comentados pela sociedade durante a pandemia foi o chamado "novo normal". Segundo as clínicas e profissionais que participaram da pesquisa, a vida será diferente depois da pandemia: 68% acreditam que os hábitos dos pacientes e profissionais da saúde sofrerão algumas alterações. Por isso, as empresas que ainda não têm inovação em seu DNA e um olhar atento para o paciente, precisam prestar mais atenção a isso e se aprimorar, principalmente este ano.

Sobre a Doctoralia
A Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner - presente em 12 países - responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo para os pacientes agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace.

Por meio da ferramenta de telemedicina que integra o software médico, promove a realização de consultas online, prontuário eletrônico e prescrição digital de medicamentos. Além disso, o sistema SaaS (Software as a Service) possibilita que médicos e clínicas otimizem a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Já o TuoTempo , do mesmo grupo, é um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que conta com um conjunto de funcionalidades e possibilidades de personalização para elevar a experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande e médio porte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo