Brasil,

Ano de 2021 dá início à década da restauração ecológica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kátia Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Renata Franco, especialista em Direito Ambiental e Regulatório

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidades (ONU), declarou 2021-2030 a década da restauração ecológica.

A restauração ecológica é o processo de restabelecimento de ecossistemas degradados, contribuindo com diversos objetivos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de intensificar a restauração de ecossistemas degradados, combater a crise climática, melhorar a segurança alimentar e fortalecer a biodiversidade e da vida terrestre.

O texto da resolução aprovado pela Assembleia Geral da ONU deixa claro que a declaração da Década sobre Restauração de Ecossistemas é um reforço a outras metas existentes.

Ao reconhecer a importância da atividade para combater a crise climática global e melhorar a segurança alimentar, bem como o fornecimento de água e a biodiversidade, a ONU estimula lideranças políticas - do setor privado e da sociedade civil - a reforçarem suas atenções aos dois bilhões de hectares de áreas degradadas com potencial de restauração no mundo.

De acordo com a ONU, 57 países, governos subnacionais e organizações privadas já se comprometeram a executar 170 milhões de hectares de restauração. A meta global pode gerar US$ 9 trilhões em serviços ambientais e retirar de 13 a 26 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa da atmosfera.

Nesta década, a restauração contará com recursos da iniciativa privada e também de fundos globais provenientes de acordos internacionais, dos quais, inclusive, o Brasil é signatário, como por exemplo, do Acordo de Paris. Importante ressaltar que na ocasião da COP de Paris, em 2015, e mesmo em Kyoto, em 1998, o Governo Brasileiro foi reconhecido pelo protagonismo ambiental, pela sua capacidade de diálogo e pelas metas ousadas apresentadas, dentre elas restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares no País até 2030.

O Brasil tem como meta recompor e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e restaurar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas com ampliação de cinco milhões de hectares de sistemas de integração de lavoura, pecuária e floresta.

Certamente, nosso País tem o potencial de ser um líder global da iniciativa, diante de tantas áreas verdes e de suas inúmeras florestas.

Sobre o escritório Renata Franco

Renata Franco - Direito Ambiental e Regulatório é um escritório boutique especializado que atende pessoas físicas e jurídicas. Atua em Direito Ambiental, Direito Regulatório, Direito Administrativo Urbanístico e Compliance. Está localizado na Avenida Norte-Sul, no Cambuí, em Campinas-SP, e é formado por advogados especialistas em Direito Ambiental, Regulatório, em Medicina e Saúde do Trabalho, Direito Urbanístico e Compliance.

Entre as demandas que gerencia, as mais frequentes são constituição, manutenção e/ou supressão de áreas verdes, áreas contaminadas, tombamento, produtos químicos, agrotóxicos, dentre outros casos.

A advogada Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno, altamente qualificada, com mestrado na França e doutorado na área ambiental pela Unicamp, adquiriu suas experiências a partir do trabalho que desenvolveu em grandes escritórios de advocacia pelos quais passou em mais de 20 anos de prática jurídica.

Site https://renatafranco.com.br/
Telefone 19 3578.1119
e-mail:
Endereço: Av. José de Souza Campos, 1073 | Sala 15 - Helbor Offices Norte Sul | Campinas/SP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar