Brasil,

Acordo entre Sebrae e Apex-Brasil quer ampliar a participação das MPE nas exportações brasileiras

Assinatura de parceria foi feita nesta quarta-feira, em evento virtual com a presença do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia

Ampliar a participação dos pequenos negócios nas exportações brasileiras e aumentar o nível de competitividade dessas empresas no mercado global. Essa é a principal meta do acordo de cooperação firmado nesta quarta-feira (10), entre o Sebrae e a Apex-Brasil. A parceria vai atender, no primeiro momento, 300 empresas com potencial para serem internacionalizadas. A meta é converter, no mínimo, 20% desses pequenos negócios em empresas exportadoras, no prazo de três anos.

O acordo de cooperação foi assinado em um evento virtual que contou com as presenças do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa; do presidente do Sebrae, Carlos Melles e do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, além de diretores das duas instituições.

O secretário Carlos Da Costa destacou que essa ação é uma das mais transformadoras em curso no país. “A internacionalização das pequenas empresas brasileiras é um forte indutor de crescimento da economia. Os pequenos negócios representam 99% das empresas brasileiras e são responsáveis pela manutenção do emprego, mesmo com a pandemia. Mas ainda encaram um sério desafio que é a questão da produtividade”, comenta o secretário. Segundo ele, ao expandirem suas ações para o mercado externo, elas terão – como efeito direto – a elevação dos seus níveis de produtividade e competitividade.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, comentou que o governo está comprometido com o esforço de elevar a participação dos pequenos negócios nas exportações. Apesar de representarem cerca de 38% das empresas que exportam, as micro e pequenas empresas respondem por menos que 1% das vendas brasileiras ao exterior. “Nós temos um potencial enorme para explorar. O aumento dessa participação das MPE no volume de exportações vai gerar milhões de novos empregos e diversificar a nossa pauta com o mercado externo”, complementou o presidente do Sebrae.

Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil, ressaltou, dentre outros aspectos, a importância da valorização das Indicações Geográficas brasileiras. “As IGs têm uma vocação natural para a exportação. Essa parceria que estamos firmando, juntamente com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, vai fortalecer a atuação das nossas IGs no mercado internacional”, comentou Segovia. Ele reforçou a análise feita pelo secretário Carlos Da Costa e ressaltou que as ações de qualificação e a geração de inteligência de mercado vão subsidiar os empresários brasileiros e ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas do país no mercado internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo