Brasil,

ABRAVA é protagonista no setor de qualidade do ar interno Brasil. É membro da FAIAR, e participante da Aliança Global de Qualidade do Ar Interno

Desde a época da fundação da FAIAR - Federação das Associações Ibero-Americanas de Ar Condicionado e Refrigeração em 2001, a ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento tem participado ativamente de discussões de temas e ações relevantes para o setor AVAC-R junto a outras 14 associações de países da América Latina, Espanha e Portugal. Entre as novidades para a ABRAVA e o setor AVAC-R em 2021, está a nomeação do Presidente da Associação o Eng. Arnaldo Basile à Vice-Presidente da FAIAR, e a participação desta Federação como o mais novo membro da Aliança Global de Qualidade do Ambiente Interno (IEQ-GA)

Para o Eng° Arnaldo Basile “A participação da ABRAVA como membro da FAIAR nos dá notoriedade, e nos torna porta-voz dos diversos temas tratados a respeito dos setores que representamos, não só nacionalmente, mas internacionalmente também. O aceite da FAIAR como membro participante do IEQ-GA, credencia ainda mais as Associações que as compõe junto à comunidade técnica internacional, e credencia ainda mais a ABRAVA a atuar como a Entidade Nacional que fala em nome do setor AVAC-R no Brasil”.

O aceite da FAIAR, hoje presidida por Odete de Almeida, também Presidente da EFRIARC – Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio e de Ar Condicionado como membro efetivo da Aliança Global de Qualidade do Ambiente Interno (IEQ-GA), concedeu à ABRAVA o direito de co-participação no IEQ-AG, com a temática da qualidade do ar, destacado assunto em pauta no Brasil e todo o mundo. A ABRAVA planeja atuar pro-ativamente contando com a especial participação do Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno – Qualindoor da ABRAVA.

Entre as recentes ações do Qualindoor está o lançamento, em meados de novembro de 2020, do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI) que tem por objetivo o desenvolvimento de ações para mobilização da sociedade e à adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, tornando-os saudáveis e mitigando os efeitos nocivos de espaços insalubres, que afetam a saúde e capacidade produtiva das pessoas.

Vale lembrar ainda que, a ABRAVA é membro atuante na FAIAR com a participação em grupos de trabalho, entre as ações já realizadas está a elaboração da norma ibero-americana de qualidade do ar interno, aprovada em janeiro de 2019, que diz respeito à qualidade do ar interno em edificações, e é responsável por apontar parâmetros de medição da qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção desse ar para que seja considerado saudável.

A FAIAR reúne associações dos setores de ar condicionado e refrigeração do Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil. Nos próximos meses acontecerá as comemorações do 20° aniversário de fundação e dedicação em prol aos setores representados pelas associações que compõem a Federação.

Benefícios do acesso à Aliança Global de Qualidade do Ambiente Interno (IEQ-GA)

O objetivo da IEQ-GA é ser fonte global de informações, orientação e conhecimento da qualidade do ambiente interno (térmico, qualidade do ar interno, iluminação, acústica) dos edifícios, e garantir que o conhecimento sobre a qualidade do ar interno (QAI) seja implementado na realidade.

A principal vantagem da FAIAR, e consequentemente da ABRAVA, pertencer à prestigiada aliança de organizações internacionais, onde também se incluem a ASHRAE (Sociedade Americana), REHVA (Sociedade Europeia), entre outras, é colaborar com um grupo de tão vasta experiência interdisciplinar, interessado em estimular atividades e tecnologia que ajudarão de forma significativa a melhorar a qualidade do ambiente interno.

De acordo com a Presidente da Faiar Odete de Almeida, “Com a participação das quatorze associações de ar condicionado e refrigeração do espaço Ibero-americano que constituem a FAIAR, reunindo-se deste modo, um universo multidisciplinar de engenheiros, arquitetos, especialista e empresas, certamente a nossa Federação será um grande contributo na pesquisa e divulgação da qualidade do ambiente interno para os ocupantes dos edifícios e locais de trabalho em todo o mundo”.

A incumbência da IEQ-GA é fazer com que as sociedades pensem juntas, trabalhem juntas e falem a uma só voz, visto que individualmente, o parecer de uma só sociedade é frequentemente negligenciado. Assim, através desta cooperação internacional é possível influenciar e apoiar tomadas de decisões de autoridades como a OMS, governos e órgãos reguladores mundiais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo