Brasil,

Proteja seu amigo contra a doença do verme do coração

De maior incidência em áreas litorâneas e com alta concentração de mosquitos, a dirofilariose pode levar o cão à morte

Nesta época do ano, em que as temperaturas começam a subir, é muito comum que surjam campanhas contra o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, com recomendações de como evitá-lo. Mas você sabia que o Aedes aegypti e outros mosquitos também podem ser transmissores de uma doença que acomete seu cão?

Conhecida como doença do verme do coração, a dirofilariose canina é causada por um parasita e tem como transmissor algumas espécies de mosquitos. “O mosquito infecta o animal com as minúsculas larvas do verme enquanto se alimenta do seu sangue. Uma vez no organismo, essas larvas migram pelos tecidos do corpo do animal em direção ao coração e aos vasos sanguíneos do pulmão, onde crescem e se tornam vermes adultos”, explica o médico-veterinário Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.

De acordo com o especialista, o agravante da doença é que, em seu estágio inicial, o cão não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico. “Tosse, emagrecimento, dificuldade para respirar e fadiga são algumas das manifestações que podem surgir após alguns meses de infecção. O maior problema causado pela dirofilariose é a insuficiência cardíaca, que pode levar o cão à morte”, acrescenta Merlo.

Se você mora na praia, costuma levar seu cão ao litoral ou ainda vive em áreas com incidência alta de mosquitos, a maneira mais rápida e eficaz de protegê-lo é fazendo a prevenção. “É importante ressaltar que, apesar de as áreas litorâneas apresentarem condições mais favoráveis ao desenvolvimento de mosquitos, a infecção também é detectada em outras regiões do País, mesmo em estados distantes do litoral. Por isso, a prevenção da dirofilariose deve ser feita em todos os cães e de forma regular ao longo do ano todo, até mesmo para impedir que a doença se alastre ainda mais e atinja lugares livres desse mal”, alerta Merlo.

ProHeart SR-12

Antiparasitário injetável, o medicamento é indicado para cães a partir do sexto mês de idade para prevenção do verme do coração durante o período de um ano. “Uma picada é o suficiente para a infecção. Com apenas uma dose da vacina, o cão fica protegido por um ano”, orienta o especialista.

“Importante lembrar que o cão deve ir ao menos uma vez ao ano a um médico-veterinário e que qualquer estratégia de prevenção ou tratamento deve ter o acompanhamento de um especialista”, finaliza Merlo.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 65 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões de dólares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo