Brasil,

Como se preparar para o mundo VUCA?

2020 terminou, mas ainda há muitas dúvidas sobre este ano que está começando. O cenário continua incerto, marcado pelo dinamismo e o surgimento de novos padrões e tecnologias. Essa realidade pode ser definida pelo conceito de mundo VUCA. Ideia utilizada para classificar o contexto de caos e de difícil previsão de cenários que é o ambiente corporativo.

“Em 2008, o mundo VUCA passou a ser aplicado no ambiente dos negócios, por conta da falta de previsibilidade que as empresas enfrentam desde então. Isso porque estamos falando de um cenário que muda muito rápido, exigindo uma nova postura dos profissionais. Fatores como transformação digital nas empresas, alto volume de dados e até o novo comportamento e as novas exigências do consumidor marcam essa nova era, o que obriga a adaptação das organizações para que não fiquem para trás”, explica Paulo Lira, supervisor e coordenador acadêmico da HSM University.

Ainda de acordo com Lira, “VUCA é o acrônimo dos termos em inglês: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características bem marcadas em 2020 e que deve se estender para 2021”. Com a agilidade dos acontecimentos e desdobramentos cada vez mais inesperados aliado a alta complexibilidade do mundo atual e a realidade de grupos diferentes aumentam os desafios para as empresas e para os profissionais. Por isso, estar preparado para essa era é tão importante. Pensando nisso, a HSM University elencou as principais habilidades para os profissionais se prepararem.

Liderança por Propósitos: é importante saber como lidar com propósito, ou seja, tomar decisões de acordo com as estratégias do negócio. É um modelo de gestão que envolve e motiva as equipes, e tem clareza dos propósitos e resultados esperados.

Resiliência: como os cenários são complexos e mudam constantemente no mundo VUCA, é imperativo que os profissionais consigam trabalhar mesmo com as pressões e incertezas. Assim, a resiliência é necessária para que se possa desenvolver uma postura otimista e enxergar as crises como oportunidade de crescimento.

Visão estratégia: Os profissionais devem estar prontos para os desafios desse universo analisando as possibilidades e riscos dos negócios para, a partir disso, traçar estratégias inovadoras e ganhar mercado.

Pensamento Crítico: O pensamento crítico vai ajudar a tomar as melhores decisões. Os profissionais devem, portanto, questionar a realidade e analisar uma situação em diferentes perspectivas para saber o rumo mais adequado que precisam seguir.

Trabalho em equipe: como estamos lidando com um universo em constante transformação, é preciso unir pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Por isso, é indispensável conseguir trabalhar em equipe e se comunicar bem, expondo de modo claro as suas ideias e sabendo escutar o outro.

“Assim como o conceito VUCA, 2021 trará novas oportunidades e desafios para os profissionais, por isso investir no aprendizado é essencial para os colaboradores que querem se destacar”, finaliza Lira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo