Brasil,

Empresa paranaense completa 30 anos e fecha 2020 com crescimento de 8%

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas conta com 62 unidades de coleta e emprega mais de 500 colaboradores

Tudo começou há 30 anos, em uma pequena sala dentro do Hospital das Nações: os bioquímicos Marcos Kozlowski e Elisete Sabedotti estruturaram um posto de coleta para atender as demandas do hospital. No primeiro ano de funcionamento, a empresa realizava 1.500 exames por mês. Hoje, a somatória dos serviços chega a 650 mil exames mensais.

A estratégia de crescimento foi ampliar a quantidade de postos de coleta e estar presente em todos os cantos de Curitiba. “Percebemos uma carência por esse serviço na cidade, um atendimento mais próximo, já que os principais concorrentes eram grandes marcas de fora. Hoje, mesmo com o crescimento, conseguimos atender cada cliente com atenção, tirar dúvidas, conversar com o médico e oferecer atendimento personalizado”, afirma Kozlowski, sócio-diretor da empresa. O LANAC fechou 2020 com crescimento de 8% e expectativa de aumentar o número de exames realizados em 10% em 2021.

A pandemia da COVID-19 impactou fortemente a empresa. Entre março e julho, o LANAC sentiu uma queda de 70% nos exames realizados. “As pessoas estavam com medo de sair de casa e, por consequência, deixaram os exames de lado. E nós empregamos mais de 500 colaboradores, que nessa época, mais do que nunca, precisavam trabalhar”, lembra Kozlowski.

No começo da pandemia, o laboratório passou a oferecer o teste rápido, mas a chance de erro de 75% nos resultados negativos e 14% nos positivos ainda não era a ideal. Em junho, adquiriu um novo teste, fabricado pela farmacêutica Roche e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com resultado previsto para o mesmo dia da coleta de sangue, e com 99,8% de sensibilidade para anticorpos contra o Sars-CoV-2 e especificidade maior que 99,8%, o que diminui a probabilidade de falsos positivos e negativos. “Entre junho e setembro, fizemos em média 6.600 testes mensais para coronavírus. De outubro a dezembro, registramos aumento de 50% no número de exames, chegando a 10 mil testes realizados em dezembro, entre sorológicos e RT-PCR. O último, é realizado em parceria com o Genoprimer, laboratório especialista em diagnóstico molecular.”

A empresa adquiriu em junho o Cobas E 801, equipamento capaz de duplicar a capacidade de testes de imunologia sem aumentar a necessidade de espaço físico. Fabricado pela Roche e aprovado pela ANVISA, o equipamento realiza mais de 1.200 exames por hora, entre eles os testes sorológicos da COVID-19, exames de doenças infecciosas e hormônios. “A alta da demanda pela testagem da doença garantiu que passássemos pela pandemia sem diminuir o quadro de colaboradores. Fechamos 2021 com mais de 500 profissionais contratados”, conta.

O investimento em modernidade, tecnologia e inovação sempre norteou as ações da empresa. Em 2010, com investimento aproximado de R$ 3 milhões, inaugurou sua sede central, na Rua Itupava, 998: com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. Em 2017, reproduziu a sede central em um amplo espaço no litoral do Paraná, em Paranaguá, e nos últimos três anos, inaugurou unidades em Antonina, Praia de Leste, Pontal do Paraná e Guaratuba.

O LANAC conta com 62 unidades de coleta em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul, e é responsável pela demanda hospitalar e ambulatorial de sete hospitais do Estado: Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – Hospital INC, Hospital do Rocio, Santa Casa, Hospital Vita Curitiba e Hospital Vita Batel. Durante a pandemia, passou a oferecer seus serviços também para o Instituto de Medicina, reaberto em julho pela prefeitura de Curitiba com leitos exclusivos para pacientes com COVID-19.

Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo