Brasil,

Tempo cronológico x Tempo subjetivo: como a harmonia dos dois melhora a qualidade de vida?

Neuropsicóloga e psicanalista Leninha Espírito Santo Wagner explica a diferença entre os dois tempos e ensina como é possível aproveitar o presente sem sofrer pelo que passou ou pelo que há de vir

Você já se pegou lembrando do passado e, subitamente, tendo a sensação que o tempo tem passado rápido demais? Saiba que isso é absolutamente normal, e, que, à medida que ficamos mais velhos, mais frequentemente temos a impressão que tudo está mais rápido.

Para a neuropsicóloga e psicanalista Leninha Espírito Santo Wagner, isso acontece pois, além de aumentarmos nossas responsabilidades e compromissos, também perdemos a ingenuidade e a inocência. “Passamos a ter a certeza que já atravessamos grande parte do nosso ciclo vital e que estamos seguindo rumo à finitude. Passamos a ter urgência em viver e aproveitar melhor o tempo”, explica.

Mas não é só a vontade de viver que nos faz ter a sensação de agilidade no tempo. Segundo a especialista, estamos vivendo a chamada Síndrome dos Novos Tempos. “Estamos sempre com pressa. Somos multitarefas e estamos

a todo instante competindo com o tempo cronológico do relógio”, detalha. “Essa pressa acaba gerando ansiedade e depressão, afinal, é uma luta inglória. O tempo como uma das maiores forças da natureza, reina soberano sobre nós. O que nos resta é harmonizar o tempo cronológico com o tempo subjetivo, fazer o melhor e não tentar fazer o impossível”, completa.

Leninha também destaca que o período pelo qual estamos atravessando, de pandemia e desejo de dias melhores, provoca uma vontade inconsciente de enganar o tempo, como se nosso organismo pudesse projetar a realidade que estamos vivendo agora para um futuro mais agradável.

“A esperança por melhores momentos ativa o desejo fantasioso de enganar o tempo. Mas a vida em seu percurso é um processo, o que devemos fazer é realizar ações positivas. A virada dos dias ou do ano são apenas marcadores cronológicos, o que vale é o tempo subjetivo que deve ser usado a favor das lições que nos oferecem, não nos erros que cometemos”, afirma.

Por fim, a especialista faz um alerta sobre os males que a ansiedade e o desejo de atropelar o tempo presente podem oferecer à saúde.

“O maior prejuízo é o desenvolvimento de doenças mentais, sintomas, síndromes, transtornos e doenças. Quem não tem saúde mental, não tem saúde alguma. Além do que, a imunidade tem um forte caráter emocional. Uma mente sã, resultará em um corpo saudável”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo