Brasil,

Desemprego e Dificuldade de Contratação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Rios
  • Comentarios (1)
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Brasil vive período antagônico no mercado de trabalho

O país registrou no último ano o recorde de desemprego, cerca de 13.000.000 de pessoas ficaram sem trabalho. O número representa 14,4% da nossa população, o maior recorde histórico divulgado pelo IBGE. Por outro lado, as empresas se queixam de dificuldades na contratação. A explicação lógica para esse fenômeno é a falta de candidatos qualificados para preencher as vagas existentes. "O maior problema não está na habilidade técnica do profissional, mas sim, na comportamental" explica a especialista em gestão de carreiras, Erika Linhares.

Uma pesquisa realizada pela Gama Academy, uma das maiores startups de educação do país, revelou que para 52% das empresas, a falta de competência comportamental no mercado está entre as maiores dificuldades de contratação. "Essas habilidades não são mais um desejo, elas passaram a ser essenciais em um mundo novo, para o mercado novo, para o funcionário e a empresa prosperarem. O mundo dos negócios não é mais o mesmo e as exigências dos cargos do mercado também não", reflete a executiva.

Se antes a principal preocupação era a capacitação técnica, hoje a comportamental anda de mãos dadas com tal quesito. "Temos que aprender e desaprender o tempo todo. As corporações já perceberam que um grande diferencial da economia do futuro é ter pessoas que fazem a diferença. E pra fazer essa diferença precisamos desenvolver as habilidades comportamentais. São necessários profissionais que saibam resolver problemas com iniciativas criativas e que saibam trabalhar em equipe, por exemplo", ressalta Erika.

Na mesma pesquisa, um levantamento aponta ainda que as cinco principais habilidades exigidas pelo mercado são: trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, proatividade e criatividade. "Tá aí a grande dificuldade, nada adianta ser fera em matemática, desenvolver um software ou falar vários idiomas, se o funcionário é incapaz de conversar. Pessoas continuam achando que essas habilidades comportamentais não podem ser desenvolvidas, mas isso é uma inverdade", finaliza a empresária que possui cursos online, um canal no Youtube e dá dicas sobre soft skills nas redes sociais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Comentários  

0 #1 Éric 18-01-2021 17:49
Eu parei de ler em "a explicação lógica é a falta de pessoas com qualificação". Nada poderia ser mais falso que isso. O que tem de doutor desempregado ai não ta escrito.
Citar | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo