Brasil,

Fungo na lente fotográfica, o que fazer?

Fungo na lente fotográfica, o que fazer?

A grande inimiga dos estúdios fotográficos é a umidade. Ela é a responsável pela proliferação de fungos nas lentes das câmeras fotográficas, causando danos irreversíveis, mas podem danificar também outras partes.

Em um estúdio fotográfico, além dos danos causados aos equipamentos, a umidade poderá causar também outros transtornos. Ela propicia a proliferação de microrganismos como ácaros, bactérias e os fungos, que dão origem ao bolor e ao mofo que destroem fotos, álbuns, livros, arquivos, etc.

Os fungos têm facilidade em se desenvolver em ambientes úmidos e sem ventilação, por isso, é tão importante que os estúdios sejam locais arejados e sem umidade. Quando localizados em regiões onde a umidade relativa é elevada, os cuidados devem ser redobrados, inclusive com a forma e onde ele é guardado.

É primordial evitar guardar câmeras fotográficas e lentes em bolsas de couro ou estojos de madeira. Esses artigos são constantemente atacados por fungos e, desta forma, se os equipamentos estiverem ali alojados, serão prontamente afetados.

A limpeza completa das lentes deve fazer parte da rotina de um estúdio fotográfico, por vezes poderá livrá-las do ataque por fungos. Quando uma câmera é infectada, é preciso agir rápido, pois eles secretam ácido que corrói o revestimento protetor, podendo manchar o vidro da lente. Fungos interrompem a passagem da luz para o sensor, diminuem a nitidez das fotos e, consequentemente, comprometem o resultado do trabalho.

Quando as lentes são infectadas por fungos, sua recuperação geralmente torna-se bastante difícil e, muitas vezes, inviável, mesmo com a intervenção de técnicas profissionais.

É fundamental que se mantenha sob rigoroso controle os índices de umidade, preferencialmente não ultrapassando os 60%. Quando isso é feito, prolonga-se a vida útil do equipamento fotográfico.

Para manter o controle em locais que não podem ter umidade elevada, como é o caso dos estúdios fotográficos, é preciso contar com os desumidificadores de ar Desidrat.

O Desidrat, da Thermomatic, impede a proliferação de microrganismos, como ácaros, bactérias e fungos. Responsável pela saúde e bem-estar, o Desidrat também colabora com a preservação de bens materiais, ao evitar a proliferação de mofo, conforme comprovado através de estudos realizados pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Wanderlane Godoy, proprietário da WVC Vídeo e Comunicação Ltda afirma a eficiência do Desidrat: "Depois de 8 dias ligado direto 24h, o mofo desapareceu e voltamos a trabalhar normalmente em um ambiente saudável."


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo