Brasil,

Espécie ameaçada de extinção, cachorro-vinagre é visto pela primeira vez em reserva de Goiás

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Leopoldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Espécie ameaçada de extinção, cachorro-vinagre é visto pela primeira vez em reserva de Goiás

Animal foi visto na Reserva Natural Serra do Tombador, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Um indivíduo de uma espécie ameaçada de extinção foi visto pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, localizada em Cavalcante, no interior de Goiás, quase na divisa com Tocantins. Trata-se do cachorro-vinagre (Speothos venaticus), um dos canídeos neotropicais mais raros e menos conhecidos em ambiente selvagem. Apesar de eles já terem sido encontrados em diferentes biomas brasileiros, ainda hoje há pouca informação sobre a espécie.

O registro reforça a importância de áreas protegidas para contribuir com a preservação de espécies ameaçadas de extinção e de seus habitats. “Esse animal ocorre principalmente em áreas pouco alteradas por ações humanas, ou seja, áreas bem conservadas. É muito raro conseguir registrá-lo em seu habitat natural. Além disso, o animal é considerado vulnerável na listagem de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente”, conta André Zecchin, administrador da Reserva Natural Serra do Tombador, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O cachorro-vinagre é um dos menores canídeos silvestres do Brasil, tendo cerca de 20 centímetros de altura e pesando entre 5 e 8 quilos. Sua pelagem é marrom-amarelada, com orelhas redondas e patas curtas. São carnívoros semiaquáticos e os únicos canídeos brasileiros que caçam em bando. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o cachorro-vinagre tem como principal ameaça a degradação de seu habitat e doenças, como a raiva.

“O cachorro-vinagre gosta de viver próximo de cursos d’água e alimenta-se principalmente de mamíferos de médio porte, como paca, cutia e tatu, com uma dieta exclusivamente carnívora. Embora seja considerada uma espécie rara, é um animal que tem uma ampla distribuição: do sul do Panamá até o nordeste da Argentina”, explica o biólogo Roberto Fusco, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Serra do Tombador

A Reserva Natural Serra do Tombador é mantida pela Fundação Grupo Boticário desde 2007. O espaço tem como objetivos primários a proteção de uma parcela significativa do Cerrado e a realização de pesquisa científica. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a reserva está em uma região de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade. Possui uma área equivalente a 9 mil campos de futebol de Cerrado, bioma que abriga as nascentes das três principais bacias hidrográficas do Brasil.

A área engloba formações vegetativas, relevo e componentes da fauna e flora únicos, não presentes em outras UCs. “É um tipo de Cerrado semelhante ao que existia na região da Serra da Mesa antes da formação do reservatório, e que não está presente em nenhuma das unidades de conservação de proteção integral do Cerrado”, está descrito no Wikiparques, portal interativo que compartilha conhecimento e informações completas sobre todos os parques do país.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar