Brasil,

Resoluções de ano novo: a saúde está na sua lista?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raissa Pedrosa
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Resoluções de ano novo: a saúde está na sua lista?

Em 2020, milhares de pessoas deixaram de ir ao médico por medo da pandemia. Médica sugere que em 2021, a saúde esteja em primeiro lugar.

Chegou o momento de fazer planos para este ano. E, não tem jeito, toda vez prometemos muita coisa que sabemos que não iremos cumprir. Entre as resoluções de ano novo, estão as promessas ligadas ao campo do estudo, do trabalho, do lazer e a única que não deveria ser esquecida: a saúde.

2020 foi um ano atípico, em que milhares de pessoas deixaram de ir ao médico por causa da pandemia do novo Coronavírus. Segundo a empresa de pesquisas Demanda, quatro, em cada dez brasileiros, deixaram de ir ao médico para investigar qualquer tipo de sintoma. E, segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 50 mil brasileiros deixaram de diagnosticar algum tipo de câncer em 2020.

Apesar disso, ficou claro o quanto a saúde é importante. Para a radio-oncologista Bruna Bonaccorsi, do Instituto de Radioterapia São Francisco, em 2021, o primeiro item da lista de promessas deveria ser avaliar a saúde. “Avaliar como um todo ou mesmo não adiar a busca por um diagnóstico relacionado a algum sintoma que o incomoda há meses”, diz.

“Se você sabe que algo está errado com seu organismo, não postergue a busca por diagnóstico! Pode ser muito pior, muito mais doloroso e penoso, podendo ser fatal!”, alerta a médica.

Exames de rotina

Sabemos que diversas doenças, tais como o câncer, são descobertas em exames de rotina. E a maior parte dos cânceres tem grandes chances de cura quando tratados no estágio inicial. Durante o ano, campanhas de conscientização são promovidas pelas entidades médicas a fim de despertar a atenção para determinada doença. “Mas não é necessário esperar o mês de campanha para realizar um exame imprescindível naquele momento”, pondera Bruna.

Segundo a médica, mulheres devem manter consultas regulares ao ginecologista para estar em dia com o exame de colo de útero, conhecido como Papanicolau, a partir dos 25 anos, e mamografia, após os 40 anos, ambos rastreadores de câncer. Enquanto homens acima de 50 anos devem estar em dia com exame de próstata.

E ambos, quando maiores de 45 anos, devem realizar a colonoscopia, pelo menos uma vez, para rastrear e prevenir o câncer colorretal. Porém, a frequência desse exame vai depender, entre outros fatores, da idade do paciente e da sua predisposição para a doença - como a presença de casos de câncer de intestino na família.

Check Up

É importante lembrar que, para muitos exames, não é necessária a regularidade anual. “Porém, um check up para avaliar colesterol, pressão arterial e glicose, por exemplo, pode ser muito interessante para avaliar a saúde como um todo”, avalia a médica. “Além disso, alguns exames físicos também podem sugerir alguns tipos de cânceres, como o de pele, que se manifesta a partir de manchas ou outras lesões com características bem específicas”, completa.

Portanto, lembre-se: uma doença, principalmente um câncer, não vai esperar até que se tome uma atitude. “Se você sente algum tipo de dor, desconforto ou algum sintoma recorrente. Ou mesmo que não tenha sintoma algum mas há muito tempo não vai à uma consulta e tem um caso muito próximo de câncer na família, coloque na lista, em primeiro lugar, a busca por saúde em 2021”, orienta.

Sobre o IRSF

Há mais de 40 anos curando pessoas e contribuindo para o bem estar, o Instituto de Radioterapia São Francisco é reconhecido pela inovação e pioneirismo em radio-oncologia e radioterapia. Seu corpo clínico é composto por médicos especialistas em radio-oncologia com grande experiência e, constantemente incorpora novos médicos que trazem a inovação. Tem como missão levar excelência técnica em radioterapia e tratamento humano para todos e faz isso trazendo acessibilidade. Possui, entre outros equipamentos, dois aceleradores lineares de partículas sendo um novo Acelerador Elekta equipado com IMRT; braquiterapia de alta taxa de dose; sistema de planejamento computadorizado baseado em algoritmo de MonteCarlo e equipamentos de proteção radiológica e de dosimetria de alto padrão. Realiza tratamentos convencionais, com conformação tridimensional, IMRT-irradiação com intensidade modulada e braquiterapia. Foi responsável por realizar, de forma pioneira em Belo Horizonte diversas técnicas tais como o hipofracionamento em câncer de mama. É certificado pelo Ministério da Saúde em excelência em controle de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo