Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Aquinaga
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Versátil e saboroso, o alho negro é condimento de pão de mel a hambúrguer

Um ingrediente curinga de sabor marcante

O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de fermentação e submetido a condições de temperatura contínua de 65°C a 80º C, com umidade controlada, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e odor. Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, a coloração preta e as outras novas características são um verdadeiro convite às criações gastronômicas mais diversas.

O alho negro ficou famoso quando o estrelado chef espanhol Ferran Adrià realizou uma viagem ao Japão em 2007 e voltou para o seu El Buli, então o mais renomado restaurante do planeta, com alguns bulbos do ingrediente. Há controvérsias se Adrià foi realmente o primeiro chef ocidental a utilizar o alho negro em suas criações, mas não restam dúvidas de que tenha ajudado a divulgar a iguaria. Rapidamente, outros grandes chefs na Europa e nos EUA descobriram o dinamismo do alho negro, transformando-o em uma espécie de estrela da alta gastronomia internacional.

Na capital paulista, restaurantes requintados já exibem em seus cardápios pratos com esta verdadeira iguaria da gastronomia internacional. O Alho Negro do Sítio já atende às exigências de chefs e clientes em renomados restaurantes da capital entre elas, pizzarias, restaurantes japoneses, hamburguerias e outros.

O Hambúrguer de Red Angus com Bernaise de Alho Negro, por exemplo, foi inspirado no molho Bernaise, que é um clássico francês. “Descreveria o sabor do hambúrguer como inusitado e que, apesar de ser um clássico americano, surpreende quem experimenta”, conta Alexandre Silveira, criador do hambúrguer e gerente do Eddie Fine Burger, que fica em Belo Horizonte.

Outra receita onde não se espera encontrar alho negro é a do “Pão de Mel de Alho Negro”, criado pela Arem Chocolates. “Conheci o alho negro há aproximadamente seis meses atrás e achei muito interessante esta iguaria, o modo que é processado, o tempo que leva e o sabor adocicado. Isso despertou em mim uma curiosidade de maneira desafiadora para ver como ficaria um pão de mel com o recheio de alho negro. E hoje, posso falar que o sabor é indescritível”, afirma Carlos Arem, sócio-proprietário da Arem Chocolates.

Com produto 100% nacional, a empresa Alho Negro do Sítio produz alho negro de origem e está localizada em Guatapará, interior de São Paulo, trabalha para levar ao consumidor o sabor e a qualidade característicos do produto, que passa por um rígido controle de qualidade, que vai desde o plantio das sementes até a entrega ao consumidor.

Para conhecer mais sobre a Alho Negro do Sítio, acesse o site http://alhonegrodositio.com.br

Sobre a Alho Negro do Sítio

Tudo começou após Shiro Kondo e sua esposa Sayoko perderem toda a sua plantação de abacaxi em 1981 graças à um fenômeno meteorológico chamado geada negra. Em busca de uma especialidade mais resistente às alterações climáticas, decidiram cultivar alho.

Shiro Kondo nasceu em 1945, na colônia japonesa Manchúria, na China. Antes de completar um ano, foi com a família como refugiado ao Japão, onde começou uma nova vida na província de Kanagawa. Lá, formou-se em direito pela Universidade de Waseda e viveu até os 23 anos de idade antes de se mudar para o Brasil.

Chegou ao país em 13 de dezembro 1968, após mais de quarenta dias em um navio. Para se sustentar, rodou o Brasil trabalhando em diversas fazendas, aprendendo com os agricultores locais sobre técnicas de cultivo e aprendendo na prática aquela que, mais tarde, seria sua profissão.

Em 2006, após um estudo do Instituto Nacional de Câncer nos Estados Unidos elencar o alho como o alimento que mais previne o câncer, houve um grande “boom” do alho negro no Japão. Como no país a população é em sua maioria idosa, a procura foi grande a as empresas começaram a se especializar no alimento. Animado, Shiro começou a estudar sobre o assunto.

Com a ajuda do amigo Chonan (criador da varidade de alho roxo Chonan), aprimorou as técnicas conhecidas de produção desta iguaria para se aproximar cada vez mais da tradição oriental. Não foi fácil, pois o trabalho com fermentação é muito delicado, pois trabalha com substâncias vivas e, portanto, imprevisíveis. Demorou algum tempo para estabelecerem um padrão de qualidade. No início as vendas aconteciam na colônia em Guatapará e no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Hoje quem administra a empresa é o agrônomo Fernando Kondo, filho do casal, formado pela Universidade Agrícola de Tóquio. É possível comprar o alho negro em diversos pontos pelo Brasil, em restautantes, empórios e mercados.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar