Brasil,

Em crescimento, indústria de papel e celulose precisa reduzir os impactos ambientais de sua produção

No terceiro semestre de 2020, o país produziu 5,37 milhões de toneladas de celulose, de acordo com dados divulgados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2019. O bom desempenho registrado animou o mercado e as principais indústrias do setor avaliam que 2021 será um ano favorável tanto para a fibra curta quanto para a fibra longa.

No entanto, ainda que a indústria brasileira de papel e celulose esteja em pleno desenvolvimento, essa é uma das atividades que mais gera resíduos (como lama de carbonato, rejeito de fibras e lodo primário) que podem causar grandes impactos ao meio ambiente se não forem tratados corretamente.

Por isso, para Leo Cesar Melo, CEO da Allonda, empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis, é urgente que estas companhias invistam na eliminação e/ou na redução dos efeitos negativos do processo de produção industrial. Uma das alternativas é implantar tecnologias que permitam a adoção da economia circular na cadeia produtiva, ou seja, transformar resíduos que seriam destinados aos aterros em insumos para outras atividades.

"A valoração de resíduos é uma forma inovadora e sustentável de agregar melhorias contínuas em processos, produtos e sistemas, seja no princípio financeiro ou ambiental. Essa técnica possibilita que os resíduos sejam vistos como solução, utilizando tecnologias de tratamento para transformá-los em matérias-primas nobres", explica o executivo.

Do ponto de vista financeiro, ele explica que a empresa terá vantagens com uma demanda menor no transporte e deslocamento desses resíduos e redução ou até mesmo inutilização de aterros, por exemplo. Além disso, as matérias-primas resultantes da valoração podem ser utilizadas tanto na própria fonte geradora, quanto no mercado comum e em outras indústrias.

"Qualquer empresa pode aplicar economia circular em sua cadeia produtiva. O principal requisito é o interesse", conclui o CEO da Allonda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo