Brasil,

E1 Viracopos, da Bresco, é reconhecido como um dos prédios corporativos mais sustentáveis do Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Alberto Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Empreendimento recebeu certificação Gold na versão v.4 do LEED

Nenhum empreendimento imobiliário existe independente da comunidade onde está inserido. Há uma preocupação cada vez mais relevante das empresas do setor em, além de garantir a qualidade técnica dos imóveis, atuar para reduzir o impacto ambiental e melhorar a comunidade no seu entorno.

A Bresco, por exemplo, referência em terceirização imobiliária, reforça que todo projeto da empresa já nasce com uma preocupação ambiental. “Somos um dos membros fundadores do Green Building Council Brasil e temos no nosso DNA a prioridade de viabilizar soluções imobiliárias que gerem ambientes sustentáveis e, consequentemente, mais prosperidade e sólidos relacionamentos”, afirma Carlos Betancourt, presidente da empresa.

A preocupação com o meio ambiente é destacada pelo pioneirismo no desenvolvimento de empreendimentos “verdes” com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental, em tradução livre). O edifício de escritórios E1, localizado dentro do condomínio de uso misto Parque Corporativo Bresco Viracopos em Campinas, acaba de receber a certificação LEED Gold na versão v.4. Uma grande e desafiadora conquista para a empresa, pois trata-se do 4º edifício de escritórios a conquistar LEED na categoria CS na versão quatro no Brasil, sendo o 3º no Sudeste e o 1º fora da capital paulista. Dentre esses edifícios, o E1 obteve a segunda maior pontuação. O prédio obteve desempenho exemplar nos itens de Inovação (6/6), Eficiência de Água (9/11) e Energia e Atmosfera (26/33), o que vem ao encontro com os princípios de sustentabilidade da Bresco, em todos os seus empreendimentos.

O fato de também estar inserido no Parque Corporativo Bresco Viracopos, contribuiu para a pontuação no item de Sites Sustentáveis.“Ter um empreendimento com certificação LEED já uma vitória; alcançar o nível Gold na versão v.4 é uma vitória para o meio ambiente”, destaca Carlos Betancourt, presidente da Bresco.

O E1 Viracopos é um prédio corporativo com conceito campus style, open space, com ambientes disruptivos, sustentáveis e mais humanos que propiciam a colaboração e integração entre os usuários. O escritório horizontal, construído e idealizado pela Bresco, conta, ainda, com as vantagens oferecidas por integrar o Parque Corporativo Bresco Viracopos, também considerado um dos empreendimentos mais sustentáveis do Brasil. O local conta com três imóveis certificados: o G1 Viracopos (LEED Gold), Hotel Ramada (LEED Silver) e Bresco Mall (Certificado LEED). Além de diversas outras ações, como usina com paineis fotovoltaicos, iluminação LED, com toda infraestrutura elétrica e de dados subterrânea, ETE, que com a utilização de membranas ultrafiltrantes propicia o que existe de mais avançado em tratamento de efluentes, água de reuso, utilizada para a irrigação e destinação aos pontos de consumo de bacias de diversos imóveis do parque, ponto para abastecimento de carros elétricos, 247 mil m² área preservada com trilha para exercícios e caminhadas dentre outras ações.

O moderno edifício, que reúne as últimas tendências em escritórios, foi o local escolhido para receber as instalações do novo campus do Agibank, um dos mais importantes bancos digitais do País, no Estado de São Paulo. O Agibank ocupará os 6.665 metros quadrados do prédio, divididos em dois pavimentos, interligados por amplas escadas (duas delas em formato de arquibancada), com luz natural, grande vão central, resultado de projeto arquitetônico do Escritório Alcindo Dell’Agnese que privilegia a interação dos usuários nas áreas colaborativas. A fachada também foi projetada para valorizar a entrada de iluminação natural, prezando pelo conforto térmico, e apresentando elementos visuais diferenciados neste tipo de edifícios, como estrutura em aço corten e concreto armado. Todos os projetos foram desenvolvidos na plataforma BIM, o que proporciona agilidade nas compatibilizações dos projetos, reduzindo erros e proporcionando uma construção de maior qualidade.

Outro grande diferencial é a cobertura do prédio, que pode ser utilizada como área de descompressão e lazer, no estilo de um rooftop. Nesse espaço, também foi implantada uma usina de energia solar, que abastece o edifício. Conta, ainda, com 171 vagas de estacionamento, sendo duas delas dedicadas exclusivamente a veículos elétricos.

“A certificação LEED do Edifício E1 nos enche de orgulho por sermos parceiros da Bresco e ratifica o posicionamento da empresa em contribuir para a idealização de empreedimentos que reúnam os mais altos conceitos de sustentabilidade”, destaca Daniel Brum, diretor da Integrative Consulting.

Sobre o Parque Corporativo Bresco Viracopos

O Parque Corporativo Bresco Viracopos é um empreendimento de uso misto localizado em Campinas com aproximadamente 1 milhão de m² de terreno e 418 mil m² de área potencial construída. Ao lado do Aeroporto de Viracopos, conta com prédios de escritório, centros de treinamento, galpões para logística, indústria leve e tecnologia e o Hotel Ramada. Oferece também área de conveniência com academia, restaurantes e outros serviços. O Parque oferece infraestrutura completa para atender as necessidades de clientes em diferentes segmentos, oferecendo excelente padrão de qualidade e diversas possibilidades de ocupação. Atualmente operam no Parque grandes empresas como John Deere, Azul Linhas Aéreas, Grupo Ultra, Embraer, DHL, Benteler, FCA, Marel entre outras.

Sustentabilidade e o Parque Corporativo Bresco Viracopos

A Bresco instalou no Parque Corporativo Bresco Viracopos carregadores para abastecer até dois veículos elétricos simultaneamente. O equipamento atende às características de carga para todos os veículos do mercado e será abastecido com energia proveniente da usina de energia solar com painéis fotovoltaicos instalada no empreendimento. Essa usina supre o consumo de energia das áreas comuns do condomínio, composto por iluminação com lâmpadas LED e sistemas de bombeamento com grande eficiência energética.

Além disso, o parque possui ETE (estação de tratamento de esgoto) composta por sistema de membranas ultrafiltrantes, que representa o que existe de mais avançado em tratamento de efluentes doméstico e industrial com capacidade de tratamento de 100% do efluente gerado. Esse processo permite o uso do efluente como água de reuso nos imóveis que possuem a caixa d´água destinada, ao reuso para irrigação dos jardins e utilização específica nas bacias sanitárias. Quando há excedente de água tratada, é possível o descarte de uma água com grande teor de pureza no córrego Viracopos, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente. Esse procedimento tem outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo).

O parque tem 247 mil m² de área verde preservada e recebeu o plantio, manutenção e conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica na área de preservação ambiental, visando o incremento da flora nativa. Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna, avaliações periódicas da emissão de ruídos gerados pelo empreendimento, controle da qualidade da água do córrego Viracopos, no trecho em que cruza o Parque Corporativo, e coleta seletiva de lixo.

As ações voltadas para a sustentabilidade vêm ao encontro da política da Bresco Investimentos, que sempre teve uma grande preocupação em seus empreendimentos com os assuntos ligados à preservação e à qualidade do meio ambiente.

Sobre a Bresco

A Bresco é uma plataforma de investimentos imobiliários com foco no segmento logístico. Destaca-se pela sua equipe altamente especializada e com um amplo e reconhecido histórico de transações, pela qualidade de seus empreendimentos, assim como pelas relações que constrói e cultiva com seus clientes, fornecedores, parceiros e comunidades. Referência em terceirização imobiliária, a Bresco atua por meio de quatro modelos: Built-to-Suit (desenvolvimento e construção sob medida de acordo com as demandas de seus clientes, através de contrato de locação de longo prazo), Sale-leaseback (aquisição da propriedade do cliente e concomitante locação de longo prazo), Aquisição e Desenvolvimento de terrenos e propriedades para locação. A Bresco é membro-fundador do Green Building Council Brasil e pioneira na certificação LEED de “edifícios verdes” na América Latina. Também é a primeira empresa de investimentos imobiliários no Brasil a receber a certificação B Corporation, que reconhece a preocupação da empresa em adotar as melhores práticas corporativas e buscar continuamente a geração de impactos positivos no meio ambiente e nas comunidades em que atua. Além disso, é a primeira gestora de investimentos imobiliários no Brasil a fazer parte do PRI Principles for Responsible Investment, programa apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e líder global na promoção de investimentos sustentáveis.

Sobre a Integrative Consulting

A Integrative Consulting é uma empresa de consultoria especializada em sustentabilidade para o ambiente construído fundada em 2016 pelos sócios Daniel Brum e Ernani Peruzzo. Através de sua equipe multidisciplinar altamente capacitada com mais de 12 anos de experiência no setor em projetos no Brasil e no exterior, auxilia empresas a projetar, construir e operar empreendimentos de forma que sejam o mais sustentável possível. Nascida dentro do segmento de gerenciamento de projetos e obras, é orientada a trabalhar com uma abordagem colaborativa junto aos demais envolvidos nos projetos. Alinhada aos conceitos de processo integrado, qualidade e inovação, e através da avaliação e proposição das melhores soluções técnicas para cada projeto, a Integrative Consulting busca atender à crescente demanda por empreendimentos mais eficientes e sustentáveis frente aos desafios ambientais, econômicos e sociais que impactam o setor da construção civil e demais setores da economia.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar