Brasil,

Diretoria de Tarifas da AGERGS traz celeridade de processos com Qlik

A plataforma da Qlik foi implementada pelo Grupo Toccato e pela iMaps, trazendo mais agilidade nos processos e informações concretas e confiáveis

Criada em 1997, a AGERGS – Agência Estadual De Regulação Dos Serviços Públicos Delegados Do Rio Grande Do Sul – atua nas áreas de saneamento, energia elétrica, polos de concessões rodoviárias, hidrovias, irrigação, transportes intermunicipais de passageiros e estações rodoviárias. A finalidade dos serviços prestados pela Agência envolve a regulação dos serviços públicos delegados, tendo como objetivo assegurar a prestação de serviços adequados, garantir a harmonia entre os interesses dos usuários e delegatários dos serviços públicos, e zelar pelo equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de prestação dos serviços públicos delegados.

Estabelecendo três objetivos básicos, sendo eles a melhoria da eficiência do trabalho regulatório, o ganho na transparência e celeridade dos processos, a AGERGS optou pela implementação do Business Intelligence (BI) da Qlik, multinacional referência em Data Analytics, na Diretoria de Tarifas e Estudos Econômico-Financeiros. Os resultados que o projeto está trazendo à Agência são positivos, envolvendo melhorias regulatórias, facilitação do trabalho empreendido pela Diretoria, agregando ganhos de produtividade e melhorias significativas nos controles internos, além de potencializar a gestão e transparência das informações.

Implementada pelo Grupo Toccato, excelência em estratégia de dados e com expertise em transformar dados em decisões, em parceria com a iMaps, empresa de tecnologia focada em ajudar corporações a extraírem o valor dos dados, a plataforma da Qlik traz a agilidade necessária aos negócios da AGERGS. “A Agência possui um amplo escopo de atuação com uma massa de dados e de informações cada vez mais robusta, dificultando as análises dos técnicos e, por consequência, a entrega de seus produtos regulatórios. Os técnicos contavam com soluções limitadas em sua capacidade, geralmente com aplicativos como planilha eletrônica e editores de texto”, aponta Carlos Mussi Alvim, Diretor de Tarifas na AGERGS.

Dessa forma, o trabalho era realizado inteiramente de forma manual e exigia muito tempo dos servidores, além de um grande esforço individual. O cenário também era composto pela qualidade insuficiente das informações recebidas das empresas delegatárias, o que ocasionava o retrabalho manual de conferência. A Qlik foi selecionada devido à liderança de mercado no segmento, por ser uma ferramenta de auto-serviço (dando autonomia ao usuário) e pelo compartilhamento de experiência em outros órgãos, como o TCE/RS, PGE/RS, MP/RS.

“A alternativa de outro software foi avaliada inicialmente, mas concluímos que a plataforma em questão requer muitas pessoas capacitadas para operar a ferramenta, em número bastante superior ao existente na AGERGS, inclusive na Diretoria de Tarifas. Também consideramos a facilidade da aquisição da Qlik por meio da adesão de Atas de Registro de Preço localizadas durante as pesquisas da AGERGS, que apontaram sempre para essa ferramenta de Business Intelligence”, ressalta Carlos.

Hoje, a plataforma leva automatização e melhoria das análises, monitoramento, consistência e controles de conferência de entrega de informações contábeis e operacionais para a Diretoria de Tarifas. Claudia Lopes, Executora de Projeto da AGERGS, conta que os projetos foram bem consolidados para conseguirem chegar até o nível de maturidade atual, em que se discute uma expansão. “O foco inicial foi a análise, melhoria dos dados internos e a confiabilidade dos elementos recebidos. Tal premissa torna-se fundamental para os estudos e cálculos tarifários. Sem essa etapa concluída, não haveria ferramenta que satisfizesse as necessidades regulatórias, qualquer estudo seria elaborado em bases com grandes carências de validações”, diz.

Eduardo Corsi, Head de Customer Success da iMaps, reforça a importância de ter o BI funcionando na AGERGS. “A entrega do projeto de BI para Diretoria de Tarifas reforça a padronização de processo, trazendo agilidade e modernização das etapas de regulação de tarifas de transporte público. Inclusive, temos a previsão de um novo projeto para outra diretoria, bem como evolução na aplicação atual”, ressalta.

Para Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, é fundamental fazer um mapeamento detalhado sobre quais são as principais necessidades na operação dos negócios. “Tornou-se inviável tomar decisões sem ter uma base confiável de dados e informações valiosas. Além disso, busca-se, cada vez mais, a transparência na gestão das informações, que pode ser obtida por meio do BI. Para tanto, é essencial ter detalhes quanto às principais dores e necessidades, para que os insights obtidos sejam assertivos. Notamos essa preocupação por parte da AGERGS e entendemos que o caminho traçado pela Agência é certeiro e concreto”, finaliza.

Sobre o Grupo Toccato

O Grupo Toccato é referência em Analytics e soluções para transformação digital, caminhando ao lado de seus clientes para transformar dados em decisões. Fundado em 2006, é um parceiro importante de seus clientes, acompanhando-os e orientando-os em cada fase da jornada de dados, desde a coleta e tratamento até a análise, implementando com eficiência soluções de dados de ponta a ponta para tomadas de decisão mais assertivas. Detentor das empresas Toccato, AnalisaBR e Toccato Serviços Compartilhados, o Grupo foi premiado quatro vezes como Master Reseller do Ano, prêmio mundial concedido pela Qlik. Além da sede em Florianópolis, possui filiais nas principais capitais do país.

Sobre a iMaps

O braço consultivo do iMaps Data Group é uma das mais premiadas Solution Providers Qlik do país. Tem sede no Rio Grande do Sul e atua no Brasil e Estados Unidos há mais de 10 anos. Com uma abordagem holística e metodologia própria, já consagrada, do Data Driven Canvas, vem ajudando organizações públicas e grandes corporações a extraírem mais valor de suas iniciativas de dados.

Sobre a Qlik

A visão da Qlik é um mundo alfabetizado em dados, onde todos podem usar dados e análises para melhorar a tomada de decisões e resolver seus problemas mais desafiadores. A Qlik fornece uma plataforma de nuvem de análise e integração de dados de ponta a ponta, em tempo real, para fechar as lacunas entre dados, insights e ações. Ao transformar dados em inteligência ativa, as empresas podem tomar melhores decisões, melhorar a receita e a lucratividade e otimizar o relacionamento com os clientes. A Qlik opera em mais de 100 países e atende a mais de 50.000 clientes em todo o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo