Brasil,

ALSHOP: Extensão do fechamento do comércio pode resultar em mais de 21 mil demissões em SP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Sollazzo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Continuidade da fase vermelha ameaça empregos na cidade

Após a divulgação dos dados de venda do Natal, onde o comércio teve o faturamento reduzido em 12%* em relação a 2019, lojistas de shopping associados à ALSHOP temem mais prejuízos se as medidas de restrição continuarem no comércio paulista. No total, entre o Natal e o Ano Novo, serão seis dias de fechamento do comércio imposto pelo governo do Estado de São Paulo, e se as medidas de restrição continuarem a partir do próximo dia 04, os lojistas temem uma nova onda de demissões e fechamento de lojas. Se isso ocorrer, cerca de 21 mil pessoas podem ser demitidas e mais de 3,5 mil lojas podem fechar as portas de forma definitiva.

"Historicamente os meses de janeiro e fevereiro são mais fracos para o comércio, e com medidas de restrição mais duras certamente com lojas fechadas, onde a cobrança dos impostos segue normal como IPTU e ICMS, teremos mais uma onda de falências. Só conseguimos manter a empregabilidade com as lojas abertas tendo em vista que chegamos ao fim de medidas como o auxílio emergencial e do plano de preservação do emprego com redução de jornada e salário", afirma Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

A ALSHOP reforça que os lojistas tomaram inúmeras medidas para conter o contágio do coronavírus em protocolos validados pelas autoridades sanitárias. "Junto com outras entidades ligadas ao comércio, discutimos com o poder público medidas rígidas que foram cumpridas uma vez que só no shopping center os lojistas se ajustaram a 20 protocolos, investiram em equipamentos e o faturamento já foi muito reduzido como mostram os números. Por outro lado esse fechamento nos pegou de surpresa pois nada foi avisado com antecedência e muitos comerciantes tinham feito pedidos de insumos e preparado equipes de trabalho", explica Sahyoun.

No estado de São Paulo há cerca de 35 mil lojas de shopping que empregam diretamente cerca de 200 mil pessoas. Deste total, 70% destes estabelecimentos são de pequeno porte e foram mais diretamente impactados pela crise econômica como resultado da pandemia.

Período de promoções

Em janeiro, especialmente na primeira quinzena, o comércio prepara uma temporada de promoções e liquidações. Pesquisa realizada pela ALSHOP mostra que 53% dos clientes buscam preço como fator determinante para fazer uma compra e 39% deles se sentem atraídos por promoções e descontos em lojas. Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, opção de 47% dos consumidores neste período, 40% dos clientes foram a lojas físicas durante o período do Natal e 34% estiveram em shoppings centers.

Entre os itens mais buscados no período de compras de fim de ano a moda masculina e feminina liderou o ranking com 51% do volume total, brinquedos foram os itens buscados por 40% dos consumidores, perfiumes e cosméticos foram a opção de 30% deles, calçados representaram 29%, acessórios de moda 22%, celulares e smartphones foram a opção de 13% e eletrônicos 7%.

*dados divulgados em 29/12 em conjunto com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e pela Cielo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo