Brasil,

David “The Camelot”: ousar é sair da zona de conforto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Gabriela Freitas
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Exemplo de Protagonista da Paixão conheça lições do camelô que se tornou palestrante internacional

Arriscar exige coragem. É preciso deixar de lado velhos padrões de comportamento, inclusive aqueles que te jogam para uma posição de vítima, para que novas coisas aconteçam. Ah, e isso exige esforço e exercício diário viu? É necessário deixar que as boas ideias venham, mas quando elas chegam, elas precisam te encontrar trabalhando em novos projetos.

Essa reflexão veio do David Portes, o “David The Camelot”. Foi com base nessa fala, de quem começou uma história de sucesso com uma banca de camelô revendendo mariola, e tornou-se uma das maiores referências em empreendedorismo, que ele me provocou a pensar onde estão e estarão nossas energias de trabalho nos próximos anos. David, que já viajou o mundo dando palestras sobre mudança de mindset empreendedor, é conhecido pela sua persistência e, por refletir sobre o poder do conhecimento e da importância de sair da zona de conforto para que projetos e negócios tenham sucesso.

Abaixo, algumas linhas desta reflexão:

Você não precisa “cortar cana” a vida inteira

David começou sua história de sucesso mudando de estado e de perspectiva de trabalho. Morando no Rio de Janeiro e após a avassaladora crise econômica vivida pelo país em 1980, foi morar na favela da Rocinha, onde tudo começou. Investiu uma pequena quantia destinada à compra de medicamento na aquisição de um pacote de mariola, onde começou a mudança da sua vida. Ele descobriu o fluxo de venda e distribuição de alimentos pelas imediações e então, tornou-se um revendedor de mariola, calculando os custos de aquisição, venda e entrega do produto. Para ele, a ideia de empreender partiu do desejo de multiplicar o valor que tinha em mãos, e para isso precisou estudar os processos e possibilidades de colocação de um produto no mercado, o que incluiu caminhar pela cidade observando os hábitos de consumo das pessoas, seus “potenciais clientes”.

Ousadia, atitude e visão empreendedora

A situação do mercado pode até não parecer ser favorável. Mas se você tem noção exata do quanto investe e quando pode ganhar com o retorno do investimento, os riscos de perdas são menores. Para ele, o empreendedor precisa ter noção clara do que é capital investido e capital de giro. Para ver mudanças e crescimento, é necessária uma pesquisa de mercado, buscando sempre agregar valor ao produto, não importando o tamanho do seu negócio.

De olho nas tendências

Banca virtual em 1980? Ao observar o desejo e a necessidade das pessoas em adquirir e receber produtos em casa, David, que já tinha uma banca de jornal, buscou diferenciar o seu negócio. Criou dentro da banca um “mezanino diet”, grande descoberta dos estudos da nutrição na década e que se tornou a “vedete” dos clientes. Passou a fazer entregas não só de jornais e revistas, mas de balas, doces e chicletes, que chegavam na porta do cliente após pedido por telefone. “Eu não sabia o que fazer, mas eu tinha em mente que queria vender”, explicou.

Cliente que fideliza, indica

Atualmente essa é uma das principais discussões do empresariado: como fidelizar cliente. Para David, um cliente satisfeito trabalha por você e com você. E o resultado dessa parceria não se substitui por quaisquer outras técnicas de divulgação.

Sonho e resiliência

A jornada do sucesso inclui sair da zona de conforto. Para David, acomodar-se com aquilo que já se pratica, impossibilita a abertura a novas ideias e projetos, para isso, o empreendor não pode perder seu propósito de vida. Atitude muda tudo, não basta sonhar. “Sonho é para a noite. Durante o dia é necessário acordar, definir metas, traçar objetivos, ousar, tirar do papel e colocar em prática”, afirmou.

Faça o dinheiro trabalhar por você

Para David, o melhor investimento é aquele em conhecimento. Para ele, acompanhar tendências, ler bons livros, jornais e acompanhar conteúdo de qualidade é investimento, portanto, são indispensáveis para quem deseja ter sucesso no mundo dos negócios.

“Meta sem leitura, sem informação, não leva a lugar nenhum. Quanto mais conhecimento você tem, mais longe você vai”.

E você, já pensou sobre isso? O que vai fazer de novo em 2021? Deixo para finalizar, uma fala importante do David: Fazer sempre a mesma coisa, te trará os mesmos resultados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo