Brasil,

Fim do estado de calamidade pública no dia 31 impacta contratos de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Alécio Mem
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com o término do estado de calamidade pública, contratos de trabalho voltam às regras anteriores - Crédito da foto Divulgação Com o término do estado de calamidade pública, contratos de trabalho voltam às regras anteriores - Crédito da foto Divulgação

Contratos suspensos ou que tiveram reduções deverão ser retomados no começo de janeiro

O estado de calamidade pública no Brasil acaba em 31 de dezembro. A medida entrou em vigor em 20 de março – pelo Decreto Legislativo nº 6/2020 - quando a decisão do Senado foi publicada no Diário Oficial da União, em virtude da pandemia do novo Coronavírus.

Por enquanto, nem o Presidente da República e o Ministério da Economia se manifestaram no sentido de prorrogar a condição, embora 17 governadores tenham solicitado formalmente ao governo o adiamento dessa condição.

Alguns estados como Tocantins, Rondônia, Paraná, Roraima, Pernambuco, Santa Catarina, Piauí – além do Distrito Federal e Belo Horizonte – prorrogaram o estado de calamidade pública. Porém, essas decisões valem para fins de saúde e orçamento, já que as leis trabalhistas são reguladas pela União.

Condições trabalhistas

O estado de calamidade pública é uma situação anormal, de grandes proporções e com graves consequências, em que se permite flexibilizar os limites orçamentários que tenham como objetivo a possibilidade de aplicar mais dinheiro para o controle e superação dos danos causados pela anomalia da Covid-19.

A Lei 14.020/2020, que regulamentou a Medida Provisória 936/2020, que trata da suspensão dos contratos de trabalho e da redução da jornada e salário afirma que suas medidas somente poderão ser aplicadas durante o estado de calamidade pública.

“Com o fim dessa situação, os contratos que foram suspensos ou tiveram sua jornada de trabalho e salário reduzidos deverão ser retomados no prazo de dois dias corridos após 31 de dezembro”, explica o advogado trabalhista e professor de pós-graduação, Arno Bach, em Curitiba.

Garantias

Todo trabalhador que teve alguma dessas medidas adotadas - seja redução do salário e jornada diária ou suspensão do contrato - terá uma garantia de manutenção do serviço pelo período equivalente ao da medida adota. Esta contagem começa a partir do momento em que o contrato for reestabelecido.

“Veja os exemplos. Se o empregado teve 110 dias de redução de salário e jornada, ele terá 110 dias de garantia de manutenção do seu emprego. Se ele teve 85 dias de suspensão do contrato, ele terá 85 dias de manutenção do seu emprego”, esclarece Arno Bach.

Neste período de manutenção das profissões, o professor de pós-graduação explica que os patrões não poderão demitir sob o risco de pagar indenizações em três diferentes proporções.

Na primeira delas, a compensação será de 50% (cinquenta por cento) de todo o salário a que o funcionário teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 25% (vinte e cinco por cento) e inferior a 50% (cinquenta por cento).

A outra contrapartida envolve 75% (setenta e cinco por cento) de todo o salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) e inferior a 70% (setenta por cento).

Por fim, 100% (cem por cento) de todo o salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual igual ou superior a 70% (setenta por cento) ou na suspensão temporária do contrato de trabalho.

Regras por escrito

O aviso prévio trabalhado ou indenizado não serve como base de compensação para o ressarcimento devido em caso de demissão.

O empregado poderá ter acesso à porcentagem da sua redução no termo aditivo do contrato que ele assinou junto ao seu empregador. “Se ele não recebeu uma cópia deste documento, recomenda-se fazer uma denúncia junto ao sindicato da categoria e procurar um advogado de sua confiança”, orienta Bach.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar