Brasil,

Delegacia Virtual agora possui acessibilidade para registro online de boletins de ocorrência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Serpro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Delegacia Virtual agora possui acessibilidade para registro online de boletins de ocorrência

Pessoas com deficiências visuais ou motoras do Acre, Alagoas e Rio Grande do Norte já podem realizar ocorrências pelo computador ou celular

O sistema Delegacia Virtual para o registro online de boletins de ocorrência agora possui acessibilidade com o objetivo de atender a pessoas portadoras de deficiências motoras ou visuais. O sistema desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça está disponível, por enquanto, apenas para os estados do Acre, Alagoas e Rio Grande do Norte, mas, em breve, será estendido a outras localidades. Por meio da integração do sistema nacional com os sistemas estaduais, o Governo Federal está garantindo aos cidadãos maior eficiência, agilidade, comodidade e segurança para a comunicação de ocorrências, 24h por dia, pelo computador e dispositivos móveis.

O gerente da Divisão do Domínio de Justiça e Segurança Pública do Serpro, Lavoisier Vieira, relata que foi necessária a implementação de uma série de adaptações no sistema, seguindo as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). “As recomendações adotadas permitem que a acessibilidade digital seja padronizada e coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. A solução, já no início do próximo ano, irá atender a pessoas com deficiências visuais, que vão desde a dificuldade na distinção de cores, baixa visão até cegueira, com o uso de leitores de tela. E também à deficiência motora, podendo ser habilitado o uso apenas do teclado, sem a necessidade do mouse”, detalha.

No momento, a solução pode ser utilizada para comunicar extravio, furto e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato, mas poderá abranger outros tipos de crimes, atendendo às necessidades de cada unidade federativa, como por exemplo, durante a pandemia de Covid-19. No total, são 19 tipos de ocorrências relacionadas aos fatos mais comuns do dia a dia, correspondendo a, pelo menos, 50% da quantidade registrada na Polícia Civil. Os registros são recebidos na Delegacia Virtual para análise da Polícia Civil do estado, que é responsável por aprovar ou recusar a comunicação. Em caso de aprovação, o cidadão recebe uma cópia do BO por e-mail, podendo também recuperá-lo e acompanhá-lo pelo sistema.

Eficiência comprovada

Para assegurar a eficácia da acessibilidade no sistema, Nilmar Machado, que possui deficiência visual, realizou testes para avaliar, na prática, a navegação, o conteúdo textual e a interação das ferramentas assistivas da solução. Ao final dos testes, Nilmar aprovou a novidade.“O projeto é excelente, acredito que vai avançar ainda mais. E acho de fundamental importância que o governo, como um todo, se envolva nessa questão da acessibilidade”, enfatizou.

Delegacia Virtual

O sistema está disponível para a população pela internet, exigindo a autenticação do usuário no portal de serviços do Governo Federal, gov.br, o que provê mais segurança à identidade do cidadão e ao próprio uso da solução. O redirecionamento é realizado de forma automática para facilitar a experiência no uso do sistema.

A solução integra-se ao módulo Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que visa a facilitar a gestão e o registro de procedimentos policiais em todo o Brasil. O módulo permite o cadastro e tramitação do BO, desde seu registro até seu fechamento ou encaminhamento como procedimento policial, em formato de Inquérito Policial (IP), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI), ou mesmo registro de Auto de Prisão em Flagrante (APF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar