Brasil,

Claro e parceiros apresentam as soluções vencedoras do Ideathon do Bem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Claro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Os vencedores foram anunciados durante a Live de encerramento da maratona de inovação, realizada no último dia (18)

A Claro, em parceria com o beOn Claro, hub de inovação da operadora, e do Instituto Claro, anunciaram as soluções vencedoras do Ideathon do Bem, maratona de inovação com o objetivo de encontrar soluções criativas e inovadoras para auxiliar na retomada das atividades de diversos segmentos, em meio aos desafios gerados pela pandemia do Coronavírus no Brasil. Durante a live de encerramento da maratona, no último dia 18, foram anunciadas as seis soluções escolhidas dentre os mais de 150 participantes da maratona de cada categoria.

Os projetos premiados, divididos entre “Fome Zero e Agricultura Sustentável”; “Energia Limpa e acessível”; “Saúde e bem estar”; Trabalho descente e Crescimento Econômico” e “Educação de qualidade”, receberão uma quantia em dinheiro e serão acolhidas pela Claro e por empresas parceiras do Ideathon do Bem para serem aceleradas - seja com auxílio de infraestrutura, tecnologia ou know-how para escalar as startups.

“O evento provou a capacidade das pessoas em desenvolver soluções inovadoras e que vão fazer a diferença na construção do novo normal. Tenho certeza de que esses projetos irão contribuir para um mundo mais conectado e engajado em causas sociais, tornando-o mais inclusivo e acessível para todos”, afirma Rodrigo Duclos, diretor de Inovação e Presença Digital da Claro.

Durante todo o evento, que contou com 63 horas de maratona, os participantes receberam o apoio de mentores para o refinamento de suas ideias. Tivemos em torno de 100 consultores e especialistas de empresas parceiras que participaram da maratona no auxílio ao desenvolvimento dos projetos participantes. Na sequência, os grupos foram avaliados por uma banca para determinar o melhor projeto em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

“É de extrema importância na construção de uma sociedade mais justa e participativa a realização de eventos inclusivos e diversos como esse. Queremos continuar a revelar e capacitar talentos brasileiros que promovam uma transformação significativa na sociedade, além de desenvolver cada vez mais suas soluções”, afirma Daniely Gomiero, diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro.

Totalmente online e com mais de 48 horas de duração, a maratona contou com o apoio do UNICEF e do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) e foi organizada pela Shawee, startup especializada no gerenciamento de hackathons e que ofereceu a sua plataforma exclusiva para a maratona.

Conheça abaixo os ganhadores de cada categoria:

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Nesta categoria, o Plantaí foi o projeto que conquistou o primeiro lugar. A plataforma tem como objetivo levar conhecimento técnico para o dia a dia de pequenos agricultores a fim de diminuir as perdas em suas produções.

O projeto selecionado para o segundo lugar foi o Agricoolt, plataforma de vendas e transporte coletivo de alimentos orgânicos, que surgiu para atender o aumento da demanda por alimentos mais saudáveis.

E em terceiro lugar, a Hortopia: plataforma que tem como objetivo ajudar a população, principalmente de grandes centros urbanos, a encontrar alimentos produzidos em sua própria localidade, em hortas comunitárias.

Saúde e Bem-estar

O vencedor dessa categoria foi o Draguito, jogo educacional que tem como foco a saúde mental de crianças, trabalhando, dessa maneira, com o estímulo à percepção de emoções, desenvolvimento de vocabulário emocional.

Em segundo lugar ficou o Consultei Online. A iniciativa visa conectar profissionais de saúde voluntários com pessoas que precisam de atendimento médico especializado, mas não possuem fácil acesso à rede pública de seu município, por exemplo.

O ReCiclo, aplicativo colaborativo que mapeia pontos de descarte com mecânicas de gamificação (acúmulo de pontos por produtos/serviços), social media e agendamento de coleta, ficou em terceiro lugar.

Educação de qualidade

O Sapientia foi a iniciativa vencedora nessa categoria. Focado em resolver pontos importantes para a educação brasileira como a evasão escolar, falta de avaliações pedagógicas efetivas e análises de dados pedagógicos, o projeto atua como uma plataforma gamificada de avaliação processual, ou seja, ela acompanha a aprendizagem do aluno ao longo de uma jornada não focando somente em provas, como é comum aqui no Brasil.

Em segundo lugar ficou o projeto Esporte Educa, plataforma de conexão entre esportistas e instituições de ensino (colégios, faculdades, escolas de idiomas, entre outros. A ideia é “salvar” a renda do estudante esportista ao mesmo tempo que gera renda para as instituições de ensino com cadeiras ociosas, por exemplo.

A Paragon, plataforma de educação complementar que ensina competências cognitivas e socioemocionais de forma contextualizada por meio de trilhas de aprendizado para alunos do ensino fundamental e médio, foi a terceira colocada em Educação de qualidade.

Trabalho decente e Crescimento econômico

Em primeiro lugar ficou o Horti+, plataforma que conecta o produtor rural com o consumidor final a fim de incentivar a agricultura familiar e empoderar o produtor da Região Norte e Nordeste com capacitações e meios para valorização na venda de seus produtos.

O Pó Pô Ovo ficou em segundo lugar. O projeto, que visa ajudar no desenvolvimento econômico de pequenos produtores rurais no Brasil, desenvolveu um modelo de incubadora de ovos que com o uso de um microcontrolador e tecnologia NB-IOT entrega uma melhor eficácia ao produtor, além de preços mais acessíveis.

A terceira colocada dessa categoria foi a Elu, um aplicativo que usa a lógica da gamificação para premiar as pessoas que interagem na plataforma dentro do Elu, como são chamadas as frentes de diversidade dentro do aplicativo, escolhido pelo usuário como mulheres na tecnologia, negros, transsexuais, etc. A ideia é diminuir o gap de comunicação que acontece entre os núcleos de diversidade e contribuir para que informações sobre diversidade chegue ao maior número de pessoas.

Energia Limpa e acessível

Essa categoria não houve finalistas, já que apenas dois projetos foram aplicados e nenhum cumpriu todos os critérios de avaliação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar